Publicado em: 1 de agosto de 2025
Fundada em 1992, empresa com sede em Fortaleza (CE) conecta mais de duas mil opções de destinos em todo o país
ALEXANDRE PELEGI
A Expresso Guanabara celebra nesta sexta-feira (1º) seus 33 anos de atuação no transporte rodoviário interestadual com novidades que reforçam sua estratégia de inovação e compromisso ambiental. A empresa colocou em operação modernos ônibus na categoria Leito-Cama e conquistou certificações internacionais de gestão ambiental e qualidade no atendimento.
Os novos veículos oferecem poltronas com ampla reclinação, apoio para pernas, travesseiro, manta, sistema de entretenimento individual, conexão Wi-Fi e serviço de bordo. Desde junho, a categoria está disponível em linhas interestaduais com saídas de Fortaleza (CE) para Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Recife (PE).
Com motores de última geração, os ônibus também contribuem para a redução de emissões, alinhando-se às políticas de eficiência energética e responsabilidade ambiental da companhia.
No primeiro semestre de 2025, a Guanabara obteve a certificação ISO 14001, que atesta práticas ambientais na filial de Juazeiro do Norte (CE), e a ISO 9001:2015, voltada ao Serviço de Atendimento ao Cliente no transporte rodoviário intermunicipal e interestadual, concedida pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil.
“Comemoramos mais um ano de trajetória reforçando nosso compromisso com a qualidade, a sustentabilidade e o bem-estar dos clientes. A entrada da categoria Leito-Cama e as certificações são resultados do nosso foco em evolução contínua e atendimento responsável”, afirma Rodrigo Mont’Alverne, gerente de marketing da Guanabara.
Fundada em 1992, a Expresso Guanabara tem sede em Fortaleza e conecta mais de duas mil opções de destinos em todo o país. Em 2023, empresas como Real Expresso, Rápido Federal, UTIL, Viação Sampaio e Brisa passaram a adotar a marca Guanabara, consolidando uma frota de mais de 400 veículos de última geração. A companhia foi eleita três vezes a melhor empresa de ônibus do Brasil no Prêmio Maiores & Melhores do Transporte (2013, 2022 e 2024).
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes