Publicado em: 24 de julho de 2025
Concessionária informa que durante um período de testes não haverá parada na Estação São Caetano
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A partir da próxima segunda-feira, 28 de julho de 2025, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) inicia os testes operacionais no Expresso Linha 10, que realiza viagens diretas entre as estações Santo André e Tamanduateí nos horários de pico da manhã e da tarde, para a redução do intervalo entre os trens.
Após o período de testes, os resultados operacionais serão analisados pela companhia para avaliar a possibilidade de adotar a estratégia definitivamente.
Durante a fase de testes, o intervalo médio entre as composições será reduzido de 30 para 20 minutos, aumentando a oferta de lugares para os passageiros.
Outra mudança ocorre no contrafluxo, de manhã no sentido Santo André e de tarde no sentido Tamanduateí, quando os trens não farão parada na Estação São Caetano, permitindo que a redução no intervalo ocorra. No sentido de maior fluxo de passageiros, de manhã para Tamanduateí e de tarde para Santo André, a parada na Estação São Caetano está mantida.
O Expresso Linha 10 é uma alternativa mais rápida para quem precisa se deslocar entre as estações Santo André, São Caetano e Tamanduateí, da região do ABC, sem a necessidade de parar em todas as estações do trajeto regular. Os testes vão permitir avaliar a viabilidade da nova grade e eventuais ajustes operacionais.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte