Publicado em: 12 de janeiro de 2026

Decisão publicada no DOU desta segunda-feira (12) envolve um único TAR; empresa já havia renunciado recentemente a outras linhas, conforme reportado pelo Diário do Transporte
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) homologou a renúncia do Termo de Autorização (TAR) nº MTTO0034016, referente à linha Sinop (MT) – Palmeiras do Tocantins (TO) e suas seções, operada pela Expresso Maia.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 12 de janeiro de 2026, por meio de ato da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros (SUPAS).
De acordo com a decisão, a ANTT deferiu o pedido de renúncia apresentado pela empresa, determinando o cancelamento de todas as operações vinculadas ao TAR. A autorizatária deverá cumprir as garantias previstas na Resolução ANTT nº 6.033/2023, especialmente no que se refere ao cancelamento e reembolso de bilhetes de viagens programadas para período posterior ao encerramento das atividades.
O ato também revoga decisão anterior que mantinha a autorização da linha e estabelece a data de entrada em vigor conforme previsto no próprio despacho publicado no DOU.
Renúncias recentes
A decisão publicada nesta segunda-feira se soma a outros pedidos de renúncia apresentados recentemente pela Expresso Maia, movimento que já vinha sendo acompanhado pelo Diário do Transporte. Conforme noticiado pelo site em 7 de janeiro de 2026, a empresa renunciou a seis linhas interestaduais autorizadas pela ANTT, envolvendo ligações entre municípios de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Bahia e Mato Grosso.
Entre os trechos renunciados anteriormente estão, por exemplo, São Miguel do Araguaia (GO) – Formoso do Araguaia (TO), Unaí (MG) – Palmas (TO), Vila Rica (MT) – Pium (TO) e Ilhéus (BA) – Guarará (MG), entre outros, todos com cancelamento dos respectivos Termos de Autorização e revogação de decisões administrativas anteriores. Relembre:
Expresso Maia renuncia a seis linhas interestaduais autorizadas pela ANTT
Com sede em Goiânia (GO), a Expresso Maia é uma empresa tradicional do transporte rodoviário interestadual de passageiros, com atuação histórica ligando cidades do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Nos últimos meses, a companhia tem promovido uma redução gradual de sua malha regular, por meio da renúncia voluntária de Termos de Autorização junto à ANTT.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


