Publicado em: 18 de novembro de 2024
Encarroçadora informou duas unidades: LD (com bagageiros de alta capacidade) e DD (de dois andares)
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
A fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo, de Caxias do Sul, informou nesta segunda-feira, 18 de novembro de 2024, que vendeu duas unidades de modelos considerados de alto padrão para a empresa Falone Turismo, que tem sedes em Goiás, Tocantins e Maranhão.
Ambas são da mais recente geração da linha de modelos G8 (Geração 8).
As entregas já foram realizadas.
Um ônibus é do tipo DD (Double Decker), de dois andares.
O chassi deste ônibus de dois andares é Volvo B510R 8×2, com quatro eixos, para carrocerias de até 15 metros. Seguindo a norma Euro 6 em vigor no Brasil para veículos pesados a diesel, o B510R é o modelo de ônibus mais potente original de fábrica do mercado nacional, com 510 cavalos. O padrão Euro 6 pode reduzir as emissões de poluentes em 75% na comparação com a tecnologia anterior Euro 5 e é obrigatório para ônibus e caminhões zero quilômetro desde janeiro de 2023.
A configuração interna do modelo é para 64 passageiros em ambos os pisos. O ônibus inclui sistema completo de entretenimento e configurações como suporte para copos, DVD, monitores e climatização.
O modelo é Marcopolo Paradiso 1800 DD.
O outro veículo é um Marcopolo Paradiso 1600 LD (Low Drive).
A principal característica deste ônibus é que possui bagageiros de grande capacidade. A sigla LD significa que o salão de passageiros fica num nível superior ao posto de trabalho do motorista.
O veículo também é do padrão Euro 6, mas o chassi é Scania K410C, com três eixos, para carrocerias de até 14 metros e aproximadamente 410 cavalos de potência.
A Marcopolo diz que a configuração interna é para 30 lugares, sendo integralmente composto por poltronas do tipo leito.
Ar-condicionado, descanso para as pernas, porta-copos em cada poltrona, assim como tomadas USB para recarga de bateria de celular estão entre alguns itens de conforto.
A Falone faz serviços de fretamento e opera linhas regulares como Araguaína (TO) à Gurupi (TO); Goiânia (GO) à Gurupi (TO); Guaraí (TO) à Gurupi (TO); Goiânia (GO) à Guaraí (TO); Gurupi (TO) à Guaraí (TO).
A empresa também atua no segmento de encomendas.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Vinícius de Oliveira