Publicado em: 15 de novembro de 2024
Primeira parada da antiga EF Sorocabana na capital pailista fica interditada até o próximo domingo (24) para restauro. Com estação da Luz, Júlio Prestes e antiga rodoviária, região central se tornou polo concentrador da oferta de transportes
ADAMO BAZANI
Como mostrou o Diário do Transporte, para a nova fase de obras de restauração da Estação Júlio Prestes, da Linha 8-Diamante, a concessionária ViaMobilidade interditou o trecho de conexão com a Estação Palmeiras-Barra Funda a partir desta sexta-feira, 15 de novembro de 2024, até o próximo domingo, dia 24. Entre as intervenções, será removida uma passarela metálica, não prevista no projeto arquitetônico original, o que contribuirá para devolver à estação sua autenticidade visual. Como alternativa, o passageiro pode utilizar os trens da Linha 7-Rubi que está localizada na Estação da Luz, nas proximidades, e seguir viagem até a Estação Palmeiras-Barra Funda.
Relembre:
A estação Júlio Prestes é um dos símbolos de uma São Paulo que enriqueceu, mas que se tornou desigual.
A Júlio Prestes, que hoje faz parte da linha 8-Diamante, operada pela concessionária ViaMobilidade integrou a Estrada de Ferro Sorocabana, criada para ser alternativa e concorrer com a SPR (São Paulo Railway), a chamada Inglesa, que fazia a ligação Santos a Jundiaí, que hoje corresponde a trechos das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
O café era o principal produto da riqueza paulista e tanto a SPR como a Sorocabana possibilitavam o escoamento da produção do interior para a Capital, Litoral e, do Porto de Santos, para o mundo.
A primeira estação da Sorocabana começou a funcionar em 10 de julho de 1875. A SPR veio antes e foi inaugurada em 1867.
Já nos anos 1920, a administração da Estrada de Ferro Sorocabana emitia um relatório que mostrava que a parada no centro da cidade de São Paulo já não dava mais conta do volume de cargas e passageiros e foi pensada a criação de um prédio maior.
A construção deste novo prédio levou mais de dez anos para ser concluída, tendo início em 1926, sendo inaugurado somente em 15 de outubro de 1938. O projeto foi arquiteto Christiano das Neves.
Os trens, bondes e ônibus foram essenciais no desenvolvimento de São Paulo. Com estação da Luz, a Júlio Prestes e antiga rodoviária, a região central se tornou polo concentrador da oferta de transportes, em especial sendo a entrada de muitas pessoas que de diversas partes do País vieram à cidade em busca de melhores condições de vida e, por aqui ficaram.
Na região havia um dos mais bonitos terminais rodoviários que a cidade teve, a rodoviária de São Paulo, também conhecida como Terminal Júlio Prestes ou rodoviária da Luz, que se destacou por seus maravilhosos vitrais coloridos.
Este terminal de ônibus foi inaugurado em 25 de janeiro de 1961 e funcionou até o início dos anos 1980, sendo substituído pelo atual Terminal Rodoviário do Tietê (Terminal Rodoviário Governador Carvalho Pinto), inaugurado oficialmente em 09 de maio de 1982, justamente para abrir a crescente demanda de ônibus e passageiros que a rodoviária da Júlio Prestes não dava mais conta.
Relembre a história e veja fotos aqui:

Trem na década de 1930 logo após a inauguração do atual prédio

Fachada com a anmtiga praça em frente

Terminal rodoviário nas proximidades se destacava pela beleza

Da estação da Luz é possível ver a Júlio Prestes
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes