Em comunicado divulgado na noite da última segunda-feira (17), a RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) mostrou revolta com o abuso online sofrido pelo árbitro José Luis Munuera Montero.
De acordo com a entidade, o juiz sofreu “ataques” e “ameaças” nas redes sociais depois de expulsar o meia Jude Bellingham, do Real Madrid, durante o empate por 1 a 1 com Osasuna, no último sábado (15).
Na nota oficial, a Federação ressalta que as reações causam danos não só a Munuera Montero como também aos seus familiares.
“Os árbitros e árbitras profissionais querem mostrar nossa mais absoluta repulsa aos ataques e ameaças que nosso companheiro José Luis Munuera Montero está recebendo através das redes sociais. Elas afetam tanto a ele, em âmbito pessoal, como também seu entorno familiar”, escreveu.
De acordo com a RFEF, os casos de abusos e agressões contra árbitros não param de crescer na Espanha, tanto no futebol profissional quanto na base.
“Esses ataques se somam ao ódio e à violência verbal que temos que lidar a cada final de semana, ao mesmo tempo em que tentamos desempenhar nossa atividade profissional”, reportaram os juízes.
“Nas categorias de base, esse abuso chega a se converter, de forma ainda mais lamentável, em violência física em muitos casos”, completaram.
Munuera expulsou Bellingham após o atleta do Madrid reclamar por longo período com ele e usar o termo em inglês “f*** off“.
O árbitro reportou a ofensa na súmula, e agora o meio-campista pode ser suspenso por “uso de termos ou atitudes ofensivas”.
Em entrevista no último sábado, porém, Jude disse que o árbitro cometeu um erro de tradução e não entendeu o que ele disse.
“Eu sou um jogador inglês. Quando eu estou em campo, é normal que eu use expressões que são naturais para mim no meu idioma”, afirmou.
“Não houve qualquer insulto. Você pode ver no vídeo, está claro. Foi uma expressão que eu usei para mim mesmo, não foi direcionado ao arbitro. Mas, obviamente, houve um desentendimento. Ele acreditou que eu tinha falado isso para ele”, completou.