22.5 C
Rondonópolis
terça-feira, 13 maio - 20:25
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesFETPESP vai relançar campanha em defesa do transporte regulamentado

FETPESP vai relançar campanha em defesa do transporte regulamentado


Iniciativa da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo visa alertar a população sobre os riscos associados as serviços como o de mototáxi, que a entidade considera perigoso

ALEXANDRE PELEGI

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP), em artigo assinado por seu presidente, Mauro Herszkowicz, anuncia que irá relançar a campanha “Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus!”. A iniciativa visa alertar a população sobre os riscos associados ao uso de transportes não regulamentados, como o serviço de mototáxi, que a entidade considera perigoso.

A FETPESP tem apoiado a decisão da Prefeitura de São Paulo de combater a atividade de mototáxi, por meio de ações judiciais, argumentando que este serviço apresenta sérios riscos à saúde pública e à segurança no trânsito. A entidade sustenta que a Lei Federal 12.587/2012 exige que o transporte regular de passageiros seja feito por condutores com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior, o que inviabiliza o uso de motocicletas para tal serviço.

É improcedente a alegação de quem defende esse tipo de transporte de que existe a permissão de uma lei federal. Recentemente, a juíza Alexandra Fuchs de Araújo, da 13ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) apresentou, em decisão judicial, o entendimento de que a Lei Federal 12.587/2012, em seu artigo 11-B, exige que o interessado possua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior para o exercício do transporte regular de passageiros, ‘além de não haver previsão da utilização de motocicletas para a realização de tal modalidade de serviço’”, diz o presidente da FETPESP.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, tem intensificado as ações contra o serviço de mototáxi, e a FETPESP defende que outros municípios sigam esse exemplo. “Um exemplo que deveria ser seguido pelas autoridades de outros municípios, onde essa atividade continua colocando em risco a vida de cidadãos. Levantamento do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito (INFOSIGA), do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo Detran-SP Oficial, mostra que, de janeiro a dezembro de 2024, tivemos 6099 óbitos no trânsito em todo o Estado de São Paulo, sendo 2626 de motociclistas. Somente em dezembro do ano passado, foram 510 óbitos no estado, sendo 239 de motociclistas”, diz Herszkowicz.

Em 2023, a FETPESP, em conjunto com a NTU e a CNT, lançou a campanha “Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus!”, que agora será retomada, destacando que as empresas de transporte regular e legalizado prezam pela vida e bem-estar dos passageiros, além de assumirem responsabilidades com a mobilidade.

O objetivo da campanha é reforçar a importância de utilizar transportes seguros e confiáveis, em detrimento de alternativas que colocam em risco a vida dos cidadãos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments