A temporada 2025 do surfe chegou ao seu momento decisivo. Nesta segunda-feira (1°), em Cloudbreak, Fiji, será disputado o WSL Finals, que vai coroar o grande campeão, e com dois brasileiros na disputa.
Líder do ranking masculino, Yago Dora vai em busca do título inédito na elite do surfe, enquanto o campeão olímpico Ítalo Ferreira, atual quinto colocado, tenta o bicampeonato depois da primeira conquista em 2019.
Dora chegou à ponta graças às vitórias em Peniche (Portugal) e Trestles (EUA), além do vice em J-Bay (África do Sul) e outras quatro quintas colocações no campeonato mundial.
E por ser líder, o curitibano entrou direto na decisão, aonde todas as baterias são disputadas no mesmo dia. Yago só precisa vencer um adversário, que chegará desgastado de até três baterias anteriores, para conquistar o título inédito.
Se por acaso perder a primeira bateria da decisão, Yago ainda tem direito a duas novas chances em uma série melhor de três.
O brasileiro tem o cenário mais favorável entre os finalistas, já que pode ser campeão mundial com apenas uma bateria disputada.
Até mesmo o retrospecto está do lado do surfista. Desde 2021, todo líder do ranking no masculino saiu campeão mundial no WSL Finals.
Em caso de título, Dora será o quinto brasileiro campeão mundial de surfe, elevando o Brasil, de forma isolada, ao país com mais títulos, deixando o Havaí para trás.
Entre as mulheres, Molly Picklum, da Austrália, é a melhor ranqueada, seguida por Gabriela Bryan, do Havaí, e Caroline Marks, do Estados Unidos.
Onde assistir ao WSL Finals?
O WSL Finals acontece nesta segunda-feira (1°), em Cloudbreak, Fiji, às 16h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo no Sportv (TV fechada) e WSL (site, app e YouTube).