Publicado em: 8 de novembro de 2025

Ação da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes inspecionou veículos municipais no Centro e verificou itens de segurança, documentação e acessibilidade
YURI SENA
A Secretaria de Meio Ambiente e Transportes de São Gonçalo (RJ) realizou, nesta quinta-feira (6), uma nova ação de fiscalização em ônibus municipais no Centro da cidade. A operação ocorreu em um ponto localizado no trecho 3 do corredor Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI), próximo ao Clube Tamoio.
Durante a vistoria, os agentes verificaram documentação, conservação dos veículos e itens de segurança e acessibilidade, como bancos, portas, plataforma elevatória para cadeirantes, iluminação, sinalização, pneus, freios e espelhos retrovisores.
Dois ônibus foram retirados de circulação — um por estar com o licenciamento vencido e outro com a plataforma elevatória inoperante. O Consórcio São Gonçalo de Transportes foi autuado pelas irregularidades.
Segundo a secretaria, em 2025 já foram realizadas 143 operações de fiscalização no transporte municipal, resultando em 81 autos de infração e na retirada de 58 veículos para regularização.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos, as ações são contínuas e visam garantir um serviço adequado à população. “O trabalho é constante para que os gonçalenses tenham acesso a um transporte público de qualidade, já que o ônibus é o meio de locomoção mais utilizado na cidade”, afirmou.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


