O Flamengo venceu o Estudiantes por 2 a 1, nesta quinta-feira (18), no Maracanã, e largou na frente nas quartas de final da CONMEBOL Libertadores.
Com gol relâmpago de Pedro e outro de Varela, o Rubro-Negro poderia ter matado o jogo no 1º tempo. No entanto, após expulsão polêmica de Plata já no fim, Carrillo descontou para os argentinos nos acréscimos e manteve o confronto aberto.
Com o resultado, o time de Filipe Luís joga por um empate fora de casa para se classificar. Caso perca por um gol de diferença, a decisão irá para os pênaltis.
A volta será na próxima quinta-feira (25), às 21h30 (de Brasília), no Jorge Luis Hirschi, em La Plata, também com transmissão do Disney+.
Quem avançar, terá pela pela frente o vencedor de Racing x Vélez Sarsfield valendo lugar na decisão.
O jogo
O Flamengo fez um primeiro tempo avassalador e precisou de apenas 15 segundos de jogo para abrir o placar com Pedro. O gol relâmpago, aliás, foi o segundo mais rápido da história do mata-mata ao lado de Artur, do Botafogo.
O Estudiantes sentiu o golpe, enquanto o Rubro-Negro quase ampliou com 6 minutos, quando Saúl chutou próximo ao ângulo de Muslera.
Até que aos 9, Ayrton Lucas cruzou para Varela, que fez o segundo do Flamengo de voleio.
Sem dar qualquer chance de reação aos argentinos, a equipe carioca poderia ter feito o terceiro aos 20, mas Muslera fez um milagre para defender o chute de Pedro de dentro da área.
Na reta final, o Estudiantes até conseguiu um pouco de respiro. Sem ameaçar, porém, o gol de Rossi.
Mesmo em vantagem, o Flamengo voltou com tudo para o 2º tempo. Aos poucos, no entanto, tirou o pé do acelerador, esfriou a partida e rodou a bola para administrar o placar.
Aos 36, Plata recebeu o segundo amarelo em uma entrada com Facundo Rodríguez. O atacante equatoriano deixou o campo informado com decisão da arbitragem.
A expulsão colocou fogo no jogo. Com um a mais, o Estudiantes foi para cima e descontou nos acréscimos com Carrillo.