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FlixBus, sob cobrança judicial, recebe autorização da ANTT para operação de 12 novas linhas


Satélite Norte, empresa regular que tem parceria com a FlixBus

Como revelou o Diário do Transporte, a cobrança da Justiça acelerou a ação da ANTT e culminou na publicação do maior pacote de liberações da FlixBus até agora

ALEXANDRE PELEGI

A FlixBus obteve, nesta terça-feira, 18 de novembro de 2025, um dos maiores pacotes de liberações já concedidos à empresa no Diário Oficial da União, com 12 decisões da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros (SUPAS/ANTT) autorizando a operação de novas linhas interestaduais em diferentes regiões do país — todas em condição sub judice.

As autorizações abrangem eixos estratégicos no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, fortalecendo a presença da marca em mercados de alta demanda, como litoral catarinense, região metropolitana de São Paulo, Espírito Santo, interior do Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul.

As novas linhas autorizadas pela ANTT

Campina Grande do Sul/PR ↔ Campinas/SP

Cariacica/ES ↔ Salvador/BA

Campina Grande do Sul/PR ↔ Florianópolis/SC

Itaboraí/RJ ↔ Vitória/ES

Curitiba/PR ↔ Penha/SC

Penha/SC ↔ Porto Alegre/RS

Porto Real/RJ ↔ Juiz de Fora/MG

Rio de Janeiro/RJ ↔ Cariacica/ES

São Bernardo do Campo/SP ↔ Angra dos Reis/RJ

São Bernardo do Campo/SP ↔ Itaboraí/RJ

São Paulo/SP ↔ Porto Real/RJ

Guarulhos/SP ↔ Florianópolis/SC

Esse conjunto configura a maior expansão operacional já concedida à FlixBus desde sua entrada no mercado brasileiro.

Todas as decisões foram assinadas pelo superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros da ANTT, Juliano de Barros Samôr.

Com isso, a FlixBus passa a dispor de uma malha significativamente ampliada, resultado direto tanto de autorizações administrativas quanto de decisões judiciais que vêm destravando pedidos pendentes.

Justiça cobrou ANTT por descumprimento de decisões

A publicação desta terça-feira ocorre poucos dias após reportagem do Diário do Transporte, que revelou decisão da Justiça Federal determinando que a ANTT liberasse a operação da FlixBus em até cinco dias.

Segundo a decisão, a agência teria apresentado resistência reiterada em cumprir ordens judiciais referentes aos pedidos da empresa — inclusive mantendo exigências já afastadas e demorando quase dois anos para concluir análises.

O processo também levantou suspeita sobre possível supressão interna de nota técnica da própria agência, o que resultou no envio do caso para a Controladoria-Geral da União (CGU) e para o Ministério Público Federal (MPF).

A decisão judicial apontada pelo Diário do Transporte ajuda a explicar por que parte significativa das autorizações publicadas hoje aparece na condição “sub judice”: tratam-se de liberações vinculadas ao cumprimento obrigatório de determinações judiciais já em vigor. Relembre:

Justiça dá cinco dias para ANTT liberar operação da FlixBus e aponta resistência da Agência em cumprir decisões

Com as novas linhas, a FlixBus alcança sua maior expansão desde que iniciou operações no Brasil. Os trechos autorizados reforçam a estratégia da empresa de atuar em corredores de forte demanda, conectando cidades turísticas, polos logísticos e grandes regiões metropolitanas.

A malha publicada hoje também tende a elevar a pressão competitiva sobre operadoras tradicionais e sobre o próprio modelo regulatório em transformação conduzido pela ANTT.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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