22.7 C
Rondonópolis
terça-feira, 13 maio - 22:29
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesFNDE convoca Audiência Pública para discutir critérios para edital de próxima compra...

FNDE convoca Audiência Pública para discutir critérios para edital de próxima compra de ônibus escolares


Encontro visa coletar subsídios técnicos de entes federados e setor produtivo para futuras regras do programa Caminho da Escola

ALEXANDRE PELEGI

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação responsável pelo programa Caminho da Escola, está em fase de planejamento para uma próxima contratação de ônibus escolares. Este planejamento inclui a realização da Audiência Pública nº 01/2025 nesta quinta-feira, 15 de maio de 2025, com início às 14h30, cujo objetivo central é a coleta de subsídios técnicos para embasar o futuro edital.

Os interessados podem enviar contribuições e pedidos de esclarecimento até as 12h desta quarta-feira (13) para o e-mail [email protected]. Também será possível encaminhar manifestações por escrito durante a própria sessão da audiência pública.

A participação ativa dos estados, municípios e do Distrito Federal é considerada estratégica, pois seu envolvimento contribui para que as futuras especificações reflitam os desafios enfrentados nas rotinas de transporte escolar por todo o Brasil. Anderson Sampaio, diretor de Ações Educacionais do FNDE, reforça a importância de ouvir quem está “na ponta” e também o setor produtivo para assegurar a viabilidade técnica, operacional e econômica das futuras aquisições.

É desnecessário destacar a relevância do programa do governo federal para o mercado. A audiência foi criada especificamente para fortalecer o diálogo com a sociedade e o setor produtivo. A cadeia dos fabricantes de ônibus é um dos principais atores convidados a trazer sugestões baseadas na prática cotidiana e nas inovações do setor. Pontos como inovações tecnológicas, segurança, qualidade e viabilidade operacional dos veículos estão entre os temas centrais da consulta.

A escuta do setor produtivo nesta audiência é fundamental para assegurar a viabilidade técnica, operacional e econômica das aquisições futuras. A participação ativa da indústria demonstra que o programa Caminho da Escola representa uma demanda significativa, levando o FNDE a buscar especificações técnicas mais eficientes e adequadas às necessidades reais em parceria com quem fabrica os veículos.

As contribuições colhidas na audiência subsidiarão a elaboração dos Cadernos de Informações Técnicas, documentos que orientarão a formulação do novo edital. Este novo edital visa a ampliação ou renovação da frota que atende estudantes da educação básica em zonas remotas, o que naturalmente representa um volume de negócios para os fabricantes de ônibus.

O programa Caminho da Escola é um comprador relevante que está ativamente preparando novas aquisições e consultando diretamente o setor produtivo para definir os critérios técnicos, o que sublinha sua importância contínua como demandante para a indústria de ônibus. O foco na viabilidade técnica, operacional e econômica e na inovação demonstra a necessidade de alinhamento com as capacidades e o desenvolvimento do mercado fabricante.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments