Publicado em: 2 de fevereiro de 2025
Empresa de Transporte Urbano da capital cearense realiza panfletagem e divulga canal de denúncia NINA para combater casos de assédio
ALEXANDRE PELEGI
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) está promovendo ações educativas de conscientização sobre importunação sexual no transporte coletivo durante o Pré-Carnaval e Carnaval 2025. O objetivo é divulgar o canal de denúncias NINA, que recebeu 209 denúncias em 2024.
A distribuição de panfletos começou na Praça do Ferreira nessa sexta-feira, 31 de janeiro de 2025,e no Polo de Lazer do Conjunto Ceará neste sábado (01º), seguindo até 23 de fevereiro, conforme o calendário do Ciclo Carnavalesco. As ações também ocorrerão nos terminais de integração Antônio Bezerra e Messejana e nos polos de Pré-Carnaval.
A ferramenta NINA, que foi atualizada em 2022, está disponível para denúncias através do WhatsApp (85) 9 3300.7001, do aplicativo Meu Ônibus e por meio de QR Codes nos veículos e em infraestruturas de mobilidade. A plataforma permite anexar fotos e vídeos às denúncias, que podem ser usados em boletins de ocorrência e investigações.
As denúncias feitas através da NINA são importantes para as investigações, pois a frota de transporte público de Fortaleza possui videomonitoramento. Para utilizar as imagens como prova, é necessário que a vítima ou testemunha forneça detalhes como número do veículo, linha e trajeto. As câmeras armazenam as imagens por sete dias. Atualmente, todos os veículos da frota possuem câmeras e há 260 dispositivos de monitoramento em terminais e corredores expressos.
Desde o lançamento da NINA em setembro de 2022, foram registradas 689 denúncias, sendo 81% delas feitas pelas próprias vítimas e 19% por testemunhas. Em 2024, foram 209 denúncias. Os dados mostram que 79% das denunciantes são mulheres entre 21 e 40 anos. A maioria dos casos acontece dentro dos ônibus (80%), seguido por terminais (7%) e paradas de ônibus (6%). Os tipos de importunação mais comuns são encoxar/apalpar (49%) e intimidação (16%). O horário de maior incidência é o da manhã (45%), seguido pela tarde (32%) e noite (22%).
A Etufor planeja aprimorar a ferramenta NINA para torná-la mais eficiente e de fácil uso para os usuários do transporte coletivo.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes