Publicado em: 10 de dezembro de 2025

Houve reflexos também na circulação das linhas 7-Rubi, 11-Coral e 9-Esmeralda, que registraram alterações operacionais ao longo do dia.
ADAMO BAZANI/YURI SENA
Os trilhos de São Paulo não estão preparados para intempéries nem muito graves. basta chover ou ventar mais forte que o passageiro encontra problemas.
Nesta quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, não é diferente. Os ventos são fortes e há defeitos no atendimento de diferentes linhas de trens metropolitanos:
LINHA 7:
Devido a falha de sinalização entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Jaraguá os trens estão circulando com velocidade reduzida.
Nota:
Devido à queda de uma árvore e de galhos no trecho da Linha 7-Rubi, em razão de ventos intensos na região metropolitana de São Paulo, a linha está operando com velocidade reduzida desde às 13h23 desta quarta-feira (10) entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Jaraguá.
As equipes da concessionária atuam para restabelecer a operação o mais breve possível.
LINHA 9:
Devido aos fortes ventos registrados na tarde desta quarta-feira, uma árvore caiu nas proximidades da estação Santo Amaro, na Linha 9-Esmeralda. Em razão do ocorrido, a circulação de trens entre as estações Santo Amaro e João Dias passou a ser realizada por via única, com aumento no intervalo entre as viagens.
A ViaMobilidade informou que equipes de manutenção foram acionadas imediatamente e atuam no local para remover a árvore e restabelecer a operação normal no menor tempo possível.
Nota:
Devido aos fortes ventos desta tarde, uma árvore caiu na região da estação Santo Amaro da Linha 9 – Esmeralda. Por esse motivo, a operação entre Santo Amaro e João Dias segue por via única e com maiores intervalos. As equipes da concessionária atuam no local para normalizar a circulação o mais breve possível.
LINHA 10:
Por motivo de Problemas Técnicos no Sistema de Energia , os trens da Linha 10 – Turquesa estão circulando com intervalos maiores entre as Estações Palmeiras-Barra Funda e Rio Grande Da Serra
Nota
A Linha 10-Turquesa opera com maiores intervalos nesta quarta-feira (10/12), devido a uma avaria na rede aérea de energia (sistema de alimentação dos trens) ocasionada pela queda de um cabo, devido aos fortes ventos na região. Os trens que seguem sentido Rio Grande da Serra não estão obedecendo parada na Estação Capuava. Os passageiros que seguem neste sentido e descem na estação, devem desembarcar na Estação Mauá e retornar. Já quem está na estação e quer ir sentido Rio Grande da Serra, deve seguir até Santo André e voltar. Os técnicos estão atuando para normalizar a operação no trecho.
LINHA 11:
Também houve impacto na operação da Linha 11-Coral. Segundo a companhia, os trens circularam com velocidade reduzida e apresentaram maior tempo de parada entre as estações Guaianases e Estudantes, em razão de problemas técnicos no sistema de energia. Agradecemos a sua compreensão
Nota:
Nesta quarta-feira (10/12), desde 12h13, a circulação de trens na Linha 11-Coral está com maiores intervalos e velocidade reduzida no trecho entre Guaianases e Estudantes, devido à falha no sistema de energia elétrica entre as estações Calmon Viana e Ferraz de Vasconcelos. Os técnicos estão atuando para normalizar a operação.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


