Nesta quarta-feira (9/7), o tempo segue frio e seco em boa parte do Centro-Sul, resultado de uma massa de ar polar que paira sobre o continente. Há riscos para geada apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas devem ficar em torno de 6°C, segundo aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Sudeste, há presença de umidade sobre a faixa leste, com possibilidade de chuvas fracas no litoral paulista e fluminense. O restante da região fica com tempo bastante seco e temperaturas amenas. Belo Horizonte, por exemplo, vai ter mínima de 10°C. Em São Paulo, a Defesa Civil alerta para queda acentuada de temperaturas durante a semana, com previsão para 6°C na Serra da Mantiqueira.
A quinta frente fria do ano, no entanto, só deve chegar na segunda quinzena do mês. O fenômeno, segundo Marco Antônio, agrometeorologista da Rural Clima, começa por volta do dia 17 de julho e vai trazer chuvas fortes para o Sul e, eventualmente, para o Sudeste e Centro-Oeste.
Temporais nesta quarta
Já na costa nordestina, o Inmet aponta para a possibilidade de temporais nesta quarta-feira entre Alagoas e o Rio Grande do Norte, com perigo para as capitais João Pessoa e Natal. As temperaturas também devem ficar abaixo da média na região, com mínimas de 20°C em Salvador e em Maceió. Já o interior da região segue com tempo seco e calor.
No Norte do país, os temporais seguem previstos para o norte do Amazonas e leste do Amapá, enquanto a chuva ocorre com até forte intensidade no norte do Pará e em Roraima.
No Centro-Oeste, a umidade do ar fica em atenção durante a tarde, com valores abaixo dos 20% entre o norte de Goiás e norte de Mato Grosso. Na capital Cuiabá, os termômetros podem passar de 33 °C.