A entrada de uma nova massa de ar frio pelo Sul do país em direção ao Sudeste e Centro-Oeste provocará chuvas no início da semana nessas regiões, seguida de redução das temperaturas. Segundo meteorologistas, a condição está associada ao La Niña.
O ar mais frio já começou a ingressar no Rio Grande do Sul, segundo a MetSul. A temperatura, porém, não deve cair tanto, por causa da nebulosidade e porque a atmosfera não estão tão seca.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo chuvoso já na noite deste domingo do norte do Rio Grande do Sul até quase todo o Paraná, passando ainda pelo oeste de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e oeste da Região Norte.
Na segunda-feira (27/10), o tempo também deverá ficar chuvoso em uma faixa que irá de Santa Catarina, passando pelo Paraná, boa parte de São Paulo, sul de Minas Gerais, além de Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso e da região Norte.
As temperaturas, porém, ainda não se alteram muito. Em São Paulo (capital), a previsão é de máxima de 27ºC e mínima de 18ºC; em Cuiabá, máxima de 36ºC e mínima de 24ºC; em Porto Alegre, máxima de 25ºC e mínima de 14ºC.
O tempo deve ficar mais frio na metade da semana, quando persistirá o clima mais chuvoso. Na quarta-feira, São Paulo deverá ter máxima de 20ºC e mínima de 13ºC; em Curitiba, a máxima deve ser de 13ºC e mínima de 11ºC; em Cuiabá, a máxima deve ser de 29ºC e mínima de 19ºC.
Segundo a MetSul, a capital paulista terá temperaturas máximas “abaixo a muito abaixo” da média para esta época nas tardes entre terça-feira e sábado desta semana.


