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G8 da Marcopolo na Europa já tem consultas de operadores e primeiras entregas ocorrem a partir de setembro de 2026


Linha de modelos que compeltam cinco mil unidades vendidas principalmente na América Latina chega a Europa pelos mercados de França, Itália, Espanha e Portugal

ADAMO BAZANI

A Marcopolo apresentou oficialmente, neste primeiro dia da Busworld 2025, na Bélgica, a linha de ônibus rodoviários da oitava geração, lançada no Brasil em julho de 2021, em meio à pandemia. O modelo respondeu tão bem ao mercado, principalmente na América Latina, Ásia e parte da África, que já acumula cinco mil unidades desde então, a maior parte destinadas ao mercado brasileiro.

Na sexta-feira, 3 de outubro de 2025, o Diário do Transporte mostrou em primeira mão, direto do estande da Marcopolo, a informação das cinco mil unidades. Neste sábado (04), a reportagem conversou com os executivos da marca, Ricardo Portolan e João Paulo Ledur, que detalharam os planos da empresa para a Europa. Segundo eles, já houve contatos e negociações com empresários e operadores europeus para as primeiras vendas, que devem se concretizar em breve.

As entregas iniciais estão previstas para ocorrer a partir do último trimestre de 2026, após a finalização de todas as homologações. França, Itália, Espanha e Portugal devem ser os primeiros mercados. Os executivos também comentaram sobre os planos em relação ao urbano elétrico Attivi e sobre a perspectiva da Marcopolo quanto às normas de redução de emissões na Europa. Como mostrou o Diário do Transporte, um dos grandes desafios tem sido a infraestrutura para os chamados veículos de classe três, que são os ônibus rodoviários de longa distância.

Para a classe dois, que abrange os intermunicipais — equivalentes, no Brasil, aos rodoviários de curtos trajetos ou ao fretamento —, já começam a surgir aqui na Europa os primeiros modelos de diversos fabricantes de chassis. As alternativas vão do biometano ao gás natural, passando por híbridos e outras soluções. De acordo com os executivos, a Marcopolo está pronta para adaptar as carrocerias a qualquer tipo de propulsão que venha a ser demandada no continente europeu.

O Diário do Transporte acompanha a Busworld 2025, na Bélgica, a convite da Mercedes-Benz do Brasil.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



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