Publicado em: 29 de julho de 2025
Motorista do coletivo alertou agentes, que abordaram e detiveram criminoso
ARTHUR FERRARI
Um homem foi preso na noite desta segunda-feira (28) por tentativa de roubo em um ponto de ônibus localizado na Avenida Professor Francisco Morato, nº 2.745, região do Butantã, Zona Oeste de São Paulo (SP). Ele tentou subtrair a bolsa de uma mulher que aguardava o coletivo.
A ocorrência foi atendida por agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que atuavam embarcados em um ônibus municipal. Após serem informados pelo motorista sobre a situação, os guardas abordaram o suspeito, de nacionalidade argentina, que afirmou não possuir documentos.
O indivíduo foi encaminhado ao 89º Distrito Policial, no Portal do Morumbi, onde permaneceu detido após registro da ocorrência.
Desde 25 de julho, a Prefeitura de São Paulo mobilizou 200 agentes da GCM para reforçar a segurança no transporte público municipal. De acordo com a administração municipal, as ações incluem presença embarcada em linhas com maior número de ocorrências, apoio na saída de garagens e rondas com 50 viaturas nos trechos com histórico de vandalismo.
Como mostrou o Diário do Transporte, um balanço divulgado pela SPTrans (São Paulo Transporte), responsável pelo gerenciamento do sistema de transporte na capital paulista, nesta terça-feira, 29 de julho de 2025, registrou 570 ataques a coletivos desde 12 de junho. Oito das ações ocorreram somente na segunda (28).
Relembre
Ônibus vandalizados chegam a 570 em São Paulo; oito ataques aconteceram somente na segunda-feira (28)
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte