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Gerente operacional da Suzantur explica compra de 101 ônibus 0 km para o ABC Paulista (OUÇA)


Em torno de 70 veículos já estão encarroçados e serão distribuídos entre Mauá, Santo André e Diadema. Primeiras unidades chegam à região até junho

ADAMO BAZANI

Colaboraram Arthur Ferrari, Vinícius de Oliveira e Yuri Sena

O Diário do Transporte noticiou de forma exclusiva ainda no início da tarde desta terça-feira, 13 de maio de 2025, a aquisição de 101 ônibus urbanos 0 km pela Suzantur para as operações no ABC Paulista, que serão distribuídos entre Mauá, Santo André e Diadema (mais abaixo a relação para cada cidade).

Na volta da fábrica da Marcopolo, que fica em São Mateus, no Espírito Santo, o gerente operacional da Suzantur, Robson de Jesus Francisco, conversou rapidamente com a reportagem do Diário do Transporte e deu detalhes sobre a frota. Todos os ônibus terão suspensão a ar, que reduz os impactos gerados pelo pavimento aos passageiros e motorista, câmeras de segurança; e grande parte da encomenda já está adiantada: 70 veículos aproximadamente, com primeiras entregas previstas para até junho.

OUÇA:


“Adamo, estou retornando agora de São Mateus, Espírito Santo, fábrica da Marcopolo, onde nós fizemos uma visita técnica na nova frota de veículos da Suzantur. No total são 101 veículos, sendo 100 chassis 1721 e um 1619. Temos aí aproximadamente 70 veículos já encarroçados, e deverão estar sendo entregues nos próximos dias. Todos eles têm tecnologia Euro 6, suspensão a ar, acessibilidade, câmeras de segurança, poltrona seat comfort, sistema de climatização.  Então, assim, previsão de entrega, como eu já havia dito, meados de final de maio, começo de junho”.

Os ônibus são de tecnologia Euro 6, que poluem 75% menos em comparação com a geração anterior e também emitem menos ruído. As carrocerias são Marcopolo modelo Torino, e os chassis são Mercedes-Benz. Destes 101 veículos, 100 são convencionais, com capacidade para 76 passageiros cada, que são os “OF-1721”, que Robson mencionou. Um é midi (micrão), que é o “OF-1619”, para 58 passageiros. Os veículos do tipo midi são menores que os convencionais e maiores que os micro-ônibus, sendo indicados para áreas de mais difícil manobra, sem perder significativamente a capacidade e com a mesma largura de bancos e corredor com conforto semelhante na comparação com os modelos convencionais neste quesito. Acessibilidade por elevador para cadeiras de rodas, espaço para cão-guia, tomadas USB para recarga de celulares; e controles eletrônicos para monitoramento, acompanhamento em tempo real de funções para aproveitamento total do desempenho do ônibus e redução de riscos de acidentes também estão entre os itens.

A distribuição será a seguinte: 50 ônibus convencionais para o sistema de transportes de Mauá; 31 para Diadema, dos quais 30 convencionais e o único mídi da compra e 20 convencionais para Santo André.

Veja mais detalhes abaixo da foto e mais fotos sob o texto principal.

*ENTREVISTA: Gerente operacional da Suzantur explica compra de 101 ônibus

REPORTAGEM ANTERIOR:

Veículos, que poluem menos que os modelos mais antigos, serão distribuídos entre Santo André, Mauá e Diadema

ADAMO BAZANI

Colaborou Arthur Ferrari

Diretoria da Szuantur e da unidade Marcopolo São Mateus nesta terça-feira, 13 de maio de 2025, na planta capixaba. Imagem cedida para reportagem de Adamo Bazani, do Diário do Transporte

A Suzantur anunciou nesta terça-feira, 13 de maio de 2025, com exclusividade ao Diário do Transporte, a compra única de 101 ônibus zero quilômetro para os sistemas municipais onde opera no ABC Paulista, Grande São Paulo.

Os veículos possuem a motorização que segue as atuais normas de redução de poluentes Euro 6. Para se ter uma ideia, em média, os índices de emissões nestes modelos, são em torno de 75% menores. Os níveis de ruídos também são reduzidos neste padrão.

É um dos maiores investimentos feitos pela empresa em uma rodada única de compra, quase somando R$ 100 milhões.

“Todos os veículos possuem acessibilidade por elevador, bancos especiais demarcados, espaço para cão-guia e cadeira de rodas, tomadas USB para recarga de baterias de celulares, câmeras de monitoramento, instalação pronta para wi-fi e o que existe de moderno” , disse o empresário Claudinei Brogliato, da Suzantur, ao Diário do Transporte. Brogliato foi na manhã desta terça-feira (13) à fábrica da encarroçadora Marcopolo, em São Mateus (ES)
A primeira unidade já está pronta (MAIS ABAIXO, OUTRAS IMAGENS)

“Estes veículos serão entregues por lotes distribuídos entre Santo André, Mauá e Diadema. Na medida que forem chegando às garagens e receberem validadores, equipamentos eletrônicos, emplacamento e passarem pelas vistorias dos órgãos reguladores, já vão ser liberados para prestação de serviços” , disse ao Diário do Transporte, o gerente operacional da Suzantur, Robson de Jesus Francisco.

Do total de 101 ônibus, 100 são do tipo convencional carroceria Marcopolo modelo Torino com chassis Mercedes-Benz modelo OF-1721 e um é um midibus (micrão) Marcopolo Torino OF 1619, ambos com tecnologia BlueTec 6 para o cumprimento das normas de redução de poluentes.

A distribuição da frota será a seguinte (previsão, podendo haver alterações)

– 50 Mauá (todos convencionais)
– 31 Diadema (30 convencionais e um midi)
– 20 Santo André (todos convencionais)

Os veículos não possuem ar-condicionado, mas contam com um sistema de circulação interna de ar que proporciona um resfriamento. Os pisos são em alumínio escovado antiderrapante.

Todos os ônibus apresentam:

– Dianteira com dois letreiros eletrônicos, um na parte superior para as informações principais da linha e outro no canto direito inferior do parabrisa para informações complementares como número de linha, pontos de referência e tarifa;

– Sistema de circulação interna de ar que gera resfriamento (não é ar-condicionado);

–  Suspensão a ar, que reduz os impactos gerados pelo pavimento aos passageiros e motorista;

– Três portas à direita;

– Tomadas do tipo USB para recarga de telefones celulares e power bank;

– Vidros de abertura de correr e escurecidos com tratamento para proteção contra a incidência de raios-ultravioletas do sol;

– Câmeras internas e monitor no painel do motorista para visualização do embarque e desembarque;

– Câmeras de ré;

– Botões de acionamento de portas junto ao câmbio, que ajudam na ergonomia do motorista;

– Sistema multiplex, para auxiliar no controle e monitoramento de funções da carroceria e chassis;

– Controles eletrônicos para monitoramento, acompanhamento em tempo real de funções para aproveitamento total do desempenho do ônibus e redução de riscos de acidentes;

– Acessibilidade por elevador na porta do meio;

– Bancos delimitados na cor amarela para pessoas com mobilidade reduzida (gestantes, idosos, com deficiência, com crianças de colo, em recuperação cirúrgica, em tratamento de fisioterapia, etc);

– Assentos sem divisória para pessoas com obesidade;

– Balaústres em relevo perto de portas para pessoas com limitações visuais;

– Botões de solicitação de parada com inscrições em braile;

– Espaço para cão-guia e/ou cadeira de rodas, com botões de solicitação de parada que emitem um sinal diferenciado para alertar ao motorista a necessidade de auxílio no desembarque;

– Motor dianteiro a diesel padrão Euro 6, que pode reduzir os níveis de ruídos e emitem, em média, 75% menos de poluentes atmosféricos em comparação a tecnologia anterior Euro 5 e 90% menos em comparação ao padrão Euro 3 (no Brasil, não houve a fase do Euro 4);

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Arthur Ferrari





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