25.3 C
Rondonópolis
quinta-feira, 21 agosto - 01:47
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesGilmar Pereira Miranda permanece na Secretaria de Mobilidade e Trânsito da cidade...

Gilmar Pereira Miranda permanece na Secretaria de Mobilidade e Trânsito da cidade de São Paulo, oficializa Nunes nesta segunda (23)


Funcionário de carreira da prefeitura, Miranda continua a responder por CET e SPTrans, esta que corre o risco de ser extinta

ADAMO BAZANI

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, oficializou nesta segunda-feira, 23 de dezembro de 2024, a permanência de Gilmar Miranda, frente a Secretaria de Mobilidade e Trânsito para a próxima gestão que começa em janeiro de 2025.

Com isso, o funcionário de carreira da prefeitura, Miranda continua a responder por CET e SPTrans, esta que corre o risco de ser extinta.

Como havia mostrado o Diário do Transporte, em 18 de novembro de 2024, Gilmar Pereira Miranda foi elevado ao comando da pasta. Desde 16 de fevereiro de 2022, Miranda já respondia pela Secretaria Executiva de Mobilidade e Transportes, que ficava sob “Mobilidade e Trânsito”.

OUTROS SECRETÁRIOS:

Conforme nota da prefeitura de São Paulo, nesta segunda-feira (23), Nunes oficializou também os nomes de outros secretários:

O prefeito Ricardo Nunes anunciou nesta segunda-feira (23) secretários municipais que vão compor a equipe de governo da Prefeitura de São Paulo a partir de 1º de janeiro de 2025.  Atuais titulares da pasta continuarão à frente de importantes programas e ações no próximo mandato.

Já a Secretaria de Verde e do Meio Ambiente será ocupada pelo engenheiro e atual prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi. O vice-prefeito eleito, coronel Mello Araújo, assumirá a Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos.  

Nunes anunciou nesta segunda-feira que serão mantidos os secretários Luiz Carlos Zamarco, na Saúde, Silvia Grecco, na Secretaria da Pessoa com Deficiência, Edson Aparecido, na Secretaria de Governo, e Gilmar Miranda, na Secretaria de Mobilidade e Trânsito.  

O prefeito também realizou algumas mudanças internas nos comandos das pastas: Fabrício Cobra sai da Secretaria da Casa Civil e vai para a Secretaria de Subprefeituras. Clodoaldo Pelissioni, secretário adjunto de Governo, agora comandará a Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias.

Outros remanejamentos anunciados por Nunes são a ida para a Habitação da secretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, e do secretário Executivo de Relações Institucionais, Enrico Misasi,  para comandar a Secretaria da Casa Civil.  

Ricardo Nunes já havia anunciado a advogada Luciana Sant’Ana Nardi como a nova Procuradora Geral do Município de São Paulo, após o falecimento da procuradora Marina Magro, em 5 de novembro. Foi a primeira nomeação do prefeito para o próximo mandato. Funcionária de carreira da Prefeitura, Luciana atua há 20 anos na PGM.

MOBILIDADE E TRANSPORTES:

Gilmar Pereira Miranda passa a acumular a gestão do transporte coletivo por ônibus, uma vez que a SPTrans (São Paulo Transporte), responde à Transporte e Mobilidade, e também a gestão do Trânsito, já que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) está sob a secretaria recém-assumida.

É quase como um “retorno” ao período em que trânsito e transportes coletivos ficavam sob a administração de um único secretário.

A mudança, porém, é provisória, mas nos bastidores, é tida como indicativo do fortalecimento do nome de Gilmar Pereira Miranda para a próxima gestão de Ricardo Nunes, que deve ser marcada por profundas mudanças na gestão dos ônibus e trânsito.

Uma das mais comentadas e que seria vista como uma das mais radicais que está sendo estudada é a extinção da SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia os ônibus municipais e o sistema de Bilhete Único.

Como mostrou o Diário do Transporte, o prefeito Ricardo Nunes disse que há análises em andamento para que as funções da SPTrans sejam repassadas para a SP Regula (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo).

Relembre:

ENTREVISTA – OUÇA: Ricardo Nunes confirma nesta segunda (11) em viva-voz que SPTrans pode ser extinta e segue mesma linha de Tarcísio em relação à EMTU

A SP Regula já é responsável pela gestão de diversos serviços que são operados por contratos de concessão.

O prefeito disse que com a possível absorção da SPTrans pela SP Regula, a agência de regulação dos serviços concedidos da cidade, os critérios de fiscalização sobre as empresas de ônibus vão mudar.

Relembre:

ENTREVISTA – OUÇA: Com fim da SPTrans, fiscalização sobre empresas de ônibus terá novo critério, diz prefeito Ricardo Nunes

Pela lógica, na teoria, os serviços de ônibus também se enquadrariam no escopo da SP Regular. Entretanto, o sistema de ônibus tem características muito específicas, é “um mundo dentro da gestão” pelo seu tamanho e necessidade de funcionários de alta especialização na gestão pública. Além disso, o sistema de ônibus não engloba “qualquer concessão”. Os contatos atuais assinados com as viações em 06 de setembro de 2019, com duração de 15 anos, foram estimados em aproximadamente R$ 63 bilhões.

Relembre:

ESPECIAL: Contratos de 15 anos com viações em São Paulo vão custar R$ 63 bilhões. Tire as principais dúvidas sobre o novo sistema de ônibus da capital

 

QUEM É GILMAR PEREIRA MIRANDA

Como mostrou o Diário do Transporte, em 16 de fevereiro de 2022, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, nomeou Gilmar Pereira Miranda para o comando da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana – SETRAM, que integra Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito.

Gilmar Pereira Miranda, até então procurador do município, entrou no lugar de Levi dos Santos Oliveira, presidente da SPTrans (São Paulo Transporte), responsável pelo gerenciamento dos ônibus da cidade e pelo Bilhete Único.

Gilmar Pereira Miranda é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e desde 2014 é o procurador do município de São Paulo. Iniciou a carreira como advogado na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), que possui na cidade de Campinas, atribuições semelhantes à SPTrans da capital.

Ocupou o cargo de escrevente técnico judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e também atuou como advogado na Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. e na Companhia Docas de São Sebastião. Também é professor do CEJUR (Centro de Estudos Jurídicos).

JUNTA E SEPARA:

O gerenciamento dos ônibus e do trânsito historicamente, na maior parte das gestões de diversos prefeitos, teve uma única secretaria como responsável.

Mas, pelo decreto 60.448, de 9 de agosto 2021, o prefeito Ricardo Nunes criou a SETRAM (Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana), reformulando toda a gestão de mobilidade. Na ocasião, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito teve como nomeado um velho aliado da ala de Nunes na administração Municipal: o então vereador Ricardo Teixeira.

Na ocasião da criação da SETRAM, em agosto de 2021, Nunes passou o então secretário de Mobilidade e Trânsito, Levi Oliveira, então presidente da SPTrans, para ser secretário de Mobilidade e Transporte.

Relembre:

Gilmar Pereira foi nomeado no lugar de Levi na Mobilidade e Transporte em 16 de fevereiro de 2022.

Levi Oliveira foi nomeado pelo então prefeito Bruno Covas para ser Secretário de Mobilidade e Transportes para a gestão que se iniciou em janeiro de 2021.

O anúncio foi feito por Bruno Covas em 24 de dezembro de 2021, como mostrou o Diário do Transporte. Levi, que já era presidente da SPTrans, substituiu na ocasião, Elisabete França que estava no cargo desde 20 de junho de 2020, quando entrou no lugar de Edsom Caram, que pediu demissão após polêmicas como o rodízio de veículos em dias alternados e a recomendação às empresas de ônibus para transportarem somente pessoas sentadas, como medidas para tentar reduzir os riscos de contágio pela covid-19 nos deslocamentos.

Relembre:

Levi tinha assumido a SPTrans em janeiro de 2020, substituindo Paulo Cézar Shingai, que estava no cargo desde 22 de março de 2018, ainda na gestão de João Doria, frente à prefeitura, como tinha mostrado o Diário do Transporte na ocasião.

Relembre:

Com a ida de Gilmar Pereira Miranda para o comando da Secretaria de Mobilidade e Transportes em 16 de fevereiro de 2022, Levi Oliveira voltou para a presidência da SPTrans.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, oficializou numa segunda-feira, 23 de dezembro de 2024, a permanência de Gilmar Miranda, frente a Secretaria de Mobilidade e Trânsito para a próxima gestão que começa em janeiro de 2025.

Com isso, o funcionário de carreira da prefeitura, Miranda continua a responder por CET e SPTrans, esta que corre o risco de ser extinta.

BUSÓLOGO NA SECRETARIA:

 

Uma característica de Gilmar é ser fã de ônibus.

Em suas redes e com amigos e conhecidos, o novo secretário se classifica como admirador deste tipo de veículo.

O termo busólogo, usado de forma informal para designar estas pessoas que estudam e são apaixonadas pelos temas relacionados a ônibus, se tornou popular em redes sociais e grupos de mensagens.

Nos anos de 1980, quando ainda era criança gostava dos modelos Amélia e monoblocos, muito populares na cidade de São Paulo e municípios vizinhos.

D.O.E – 16/02/2022

 

Adamo Bazani , jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments