22.5 C
Rondonópolis
terça-feira, 13 maio - 09:36
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesGoverno de São Paulo anuncia série de audiências públicas para discutir concessão...

Governo de São Paulo anuncia série de audiências públicas para discutir concessão do sistema de travessias


Projeto prevê a operação, manutenção e investimentos na exploração das travessias litorâneas do estado

ALEXANDRE PELEGI

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), anunciou a realização de três audiências públicas para apresentar o Projeto de Concessão Patrocinada de Operação, Manutenção e Realização dos Investimentos Necessários para a Exploração do Sistema de Travessias do Estado de São Paulo.

As audiências, todas presenciais, acontecerão nos dias 5, 9 e 11 de dezembro de 2024.

Datas e locais das audiências

5 de dezembro de 2024: das 11h às 13h, no Centro Comunitário do Rocio, em Cananéia – SP;

9 de dezembro de 2024: das 10h às 13h, na Associação Comercial de Santos, em Santos – SP;

11 de dezembro de 2024: das 10h às 13h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião, em São Sebastião – SP.

As audiências têm como objetivo apresentar o projeto de concessão e receber sugestões da população. O projeto prevê a concessão da operação, manutenção e investimentos na exploração do sistema de travessias litorâneas do estado. As informações sobre a transmissão online das audiências e outros detalhes sobre o processo serão disponibilizados no site da Secretaria de Parcerias em Investimentos.

O anúncio foi feito pelo Secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 25 de novembro de 2024.

CONCESSÃO DAS TRAVESSIAS

A concessão do sistema de travessias hídricas, qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP), inclui oito travessias operadas pelo Departamento Hidroviário nas regiões Norte, Centro e Sul do litoral paulista; o sistema de balsas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), que conta com três balsas para atender a Região Metropolitana de São Paulo – Bororé, Taquacetuba e João Basso -; e o serviço de balsa no reservatório de Paraibuna, com três travessias na região do Vale do Paraíba: Porto Paraitinga, Porto Natividade da Serra, e Porto Varginha.

Juntas, essas linhas atendem mais de 50 mil usuários diariamente. Os investimentos previstos são de R$ 300 milhões.

O projeto prevê a concessão do serviço público de transporte coletivo aquaviário intermunicipal de veículos e passageiros no âmbito do Sistema de Travessias Paulistas do Estado.  Os estudos foram contratados com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), via Companhia Paulista de Parcerias.

A consulta pública está aberta no período de 22 de novembro a 23 de dezembro de 2024. Os interessados em participar podem acessar os documentos relevantes e as informações sobre a concessão por meio de um data room. O acesso ao data room pode ser solicitado pelo e-mail [email protected], fornecendo nome completo, e-mail, CPF, instituição, telefone e cidade.

O Governo de São Paulo informa que até o final de 2024 atingirá a marca de R$ 200 milhões investidos em melhorias no sistema de travessias, incluindo reformas nas estruturas de embarque e desembarque, projetos de modernização dos sistemas e melhorias na gestão de filas. O investimento também inclui a modernização de 13 embarcações em 24 meses.

As travessias litorâneas que serão concedidas: Santos/Guarujá, Bertioga/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela, Iguape/Juréia, Cananéia/Ilha Comprida, Cananéia/Continente, Santos/Vicente de Carvalho e Cananéia/Ariri. Com uma frota atual de 34 Embarcações, entre lanchas e balsas, o sistema tem um volume diário de 20 mil pedestres, 11 mil ciclistas e 26 mil veículos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments