Publicado em: 31 de outubro de 2025
              
                
Resolução autoriza desapropriação de imóvel na Rua Doutor Siqueira Campos para implantação do VSE Felício dos Santos
ALEXANDRE PELEGI
O Governo do Estado de São Paulo declarou de utilidade pública uma área de 896,73 m² localizada na Rua Doutor Siqueira Campos, no bairro da Liberdade, região central da capital, para viabilizar as obras do VSE Felício dos Santos, estrutura de ventilação e saída de emergência da Linha 6-Laranja do Metrô.
A medida consta na Resolução SPI nº 067, de 23 de outubro de 2025, publicada nesta sexta-feira, 31 de outubro de 2025, no Diário Oficial do Estado.
Assinada pelo secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, a resolução autoriza a Concessionária Linha Universidade S/A — responsável pela implantação e operação do empreendimento — a promover a desapropriação amigável ou judicial da área, com caráter de urgência..
Segundo o texto, as despesas com a execução da medida correrão a cargo do Estado de São Paulo (Poder Concedente), nos termos do contrato de concessão patrocinada nº 015/2013.
O terreno fica entre os números 299 e 331 da Rua Doutor Siqueira Campos, e sua desapropriação é necessária para as obras complementares do VSE Felício dos Santos, uma das estruturas de apoio e segurança da futura Linha 6-Laranja, que ligará Brasilândia, na Zona Norte, à estação São Joaquim, na região central, com 15 km de extensão e 15 estações.
PPP Linha 6-Laranja
A Linha 6-Laranja é a maior PPP de mobilidade urbana em execução na América Latina, com investimento total estimado em R$ 18 bilhões, sendo cerca de R$ 8,5 bilhões de aporte público estadual e o restante de responsabilidade da iniciativa privada.
O contrato foi assinado em 2020 com a concessionária Linha Universidade S.A., controlada pelo Grupo Acciona, e tem duração de 24 anos, abrangendo construção, implantação de sistemas e operação comercial.
O modelo é de PPP patrocinada, em que o Estado remunera a concessionária por meio de contraprestações públicas periódicas durante a fase de operação, além de realizar aportes de capital durante a obra.
Atualmente, o empreendimento emprega cerca de 10 mil trabalhadores diretos e indiretos, com 14 frentes de escavação ativas e seis tuneladoras (tatuzões) em operação simultânea — um marco inédito em obras metroviárias no Brasil.
Trajeto e integração
Com 15,3 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja vai ligar Brasilândia (Zona Norte) à estação São Joaquim, na Linha 1-Azul, passando por bairros como Freguesia do Ó, Perdizes, Pacaembu e Higienópolis.
A expectativa é atender até 630 mil passageiros por dia útil, reduzindo em até 40 minutos o tempo médio de deslocamento entre a Zona Norte e o centro expandido da capital.
O novo ramal permitirá integração com:
Linha 1-Azul (São Joaquim)
Linha 4-Amarela (Higienópolis–Mackenzie)
Linha 7-Rubi e Linha 8-Diamante (Água Branca)
Avanço e cronograma
As obras, retomadas em 2020 após interrupção de quatro anos, devem alcançar 80% de execução física até o final de 2025, segundo a SPI e a Acciona.
O cronograma oficial do Governo do Estado prevê início da operação comercial parcial em 2027 e conclusão integral em 2028, com testes dinâmicos iniciando em 2026.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


 
                                    