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Governo de SP declara de utilidade pública área na Liberdade para obras do Metrô


 

Resolução autoriza desapropriação de imóvel na Rua Doutor Siqueira Campos para implantação do VSE Felício dos Santos

ALEXANDRE PELEGI

O Governo do Estado de São Paulo declarou de utilidade pública uma área de 896,73 m² localizada na Rua Doutor Siqueira Campos, no bairro da Liberdade, região central da capital, para viabilizar as obras do VSE Felício dos Santos, estrutura de ventilação e saída de emergência da Linha 6-Laranja do Metrô.

A medida consta na Resolução SPI nº 067, de 23 de outubro de 2025, publicada nesta sexta-feira, 31 de outubro de 2025, no Diário Oficial do Estado.

Assinada pelo secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, a resolução autoriza a Concessionária Linha Universidade S/A — responsável pela implantação e operação do empreendimento — a promover a desapropriação amigável ou judicial da área, com caráter de urgência..

Segundo o texto, as despesas com a execução da medida correrão a cargo do Estado de São Paulo (Poder Concedente), nos termos do contrato de concessão patrocinada nº 015/2013.

O terreno fica entre os números 299 e 331 da Rua Doutor Siqueira Campos, e sua desapropriação é necessária para as obras complementares do VSE Felício dos Santos, uma das estruturas de apoio e segurança da futura Linha 6-Laranja, que ligará Brasilândia, na Zona Norte, à estação São Joaquim, na região central, com 15 km de extensão e 15 estações.

PPP Linha 6-Laranja

A Linha 6-Laranja é a maior PPP de mobilidade urbana em execução na América Latina, com investimento total estimado em R$ 18 bilhões, sendo cerca de R$ 8,5 bilhões de aporte público estadual e o restante de responsabilidade da iniciativa privada.

O contrato foi assinado em 2020 com a concessionária Linha Universidade S.A., controlada pelo Grupo Acciona, e tem duração de 24 anos, abrangendo construção, implantação de sistemas e operação comercial.

O modelo é de PPP patrocinada, em que o Estado remunera a concessionária por meio de contraprestações públicas periódicas durante a fase de operação, além de realizar aportes de capital durante a obra.

Atualmente, o empreendimento emprega cerca de 10 mil trabalhadores diretos e indiretos, com 14 frentes de escavação ativas e seis tuneladoras (tatuzões) em operação simultânea — um marco inédito em obras metroviárias no Brasil.

Trajeto e integração

Com 15,3 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja vai ligar Brasilândia (Zona Norte) à estação São Joaquim, na Linha 1-Azul, passando por bairros como Freguesia do Ó, Perdizes, Pacaembu e Higienópolis.

A expectativa é atender até 630 mil passageiros por dia útil, reduzindo em até 40 minutos o tempo médio de deslocamento entre a Zona Norte e o centro expandido da capital.

O novo ramal permitirá integração com:

Linha 1-Azul (São Joaquim)

Linha 4-Amarela (Higienópolis–Mackenzie)

Linha 7-Rubi e Linha 8-Diamante (Água Branca)

Avanço e cronograma

As obras, retomadas em 2020 após interrupção de quatro anos, devem alcançar 80% de execução física até o final de 2025, segundo a SPI e a Acciona.

O cronograma oficial do Governo do Estado prevê início da operação comercial parcial em 2027 e conclusão integral em 2028, com testes dinâmicos iniciando em 2026.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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