33.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, 1 agosto - 18:39
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesGoverno de SP declara terreno em Barueri (SP) de utilidade pública para...

Governo de SP declara terreno em Barueri (SP) de utilidade pública para expansão da Estação Antônio João


Imóvel de 810 m² será desapropriado para obras de ampliação da estação da Linha 8-Diamante; desapropriação será conduzida pela ViaMobilidade, que também arcará com as despesas do processo

ALEXANDRE PELEGI

O Governador do Estado de São Paulo declarou de utilidade pública um imóvel localizado na Rodovia Marechal Rondon, no município de Barueri, para fins de desapropriação pela Concessionária das Linhas 8 e 9 do Sistema de Trens Metropolitanos de São Paulo.

O terreno, com área de 810,22 m², será utilizado para a ampliação da Estação Antônio João, da Linha 8-Diamante.

A desapropriação, que poderá ser realizada por via amigável ou judicial, será conduzida pela concessionária, que também arcará com as despesas do processo.

O decreto autoriza a concessionária a invocar o caráter de urgência na ação judicial, visando agilizar a desapropriação. A carta de adjudicação, documento que transfere a propriedade do imóvel, será expedida em nome da Fazenda do Estado.

O imóvel em questão, matriculado sob o nº 129.440 no Cartório de Registro de Imóveis de Barueri, pertence à Tandori Holding S.A.

A descrição detalhada do terreno, com coordenadas e medidas, consta no decreto, conforme se pode ver abaixo.

Como mostrou o Diário do Transporte em matéria de abril de 2023, numa reunião entre o governador Tarcísio de Freitas, secretários de Estado, o procurador-geral, Mario Sarrubo, o promotor Silvio Antônio Marques e responsáveis pela ViaMobilidade, discutiu-se a retomada dos planos de construção da estação Antonio João, prevista anteriormente e depois retirada das obrigações da companhia. A estação integraria a linha 8.

A ViaMobilidade ficara de apresentar ao MPSP (Ministério Público de São Paulo) um novo plano de melhorias na operação e na segurança das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos.

Com isso, a concessionária formada pelos grupos CCR e RuasInvest, iria ganhar mais uma chance para tentar escapar de uma ação judicial do MPSP pedindo o rompimento do contrato pelas duas linhas que, desde que foram assumidas pela ViaMobilidade integralmente em 27 de janeiro de 2022, registraram aumento em panes e falhas no atendimento e acidentes como colisão de trem e diversos descarrilamentos. Relembre:

ViaMobilidade ganha mais uma chance do MP e tem até segunda (17) para apresentar um novo plano de melhorias das linhas 8 e 9

Vale lembrar que a Estação Antônio João, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), já teve dois projetos de modernização contratados, mas nenhum saiu do papel

No primeiro, em 2005, foi contratada a Costa Lima Arquitetura e a Concremat Engenharia e Tecnologia S/A para elaborar um projeto de modernização.

Já em 2009, a prefeitura de Barueri assinou convênio com o estado para assumir o projeto, mas o desfez por divergências políticas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments