Publicado em: 12 de agosto de 2025
Maior parte do investimento será aplicada na expansão da Linha 2–Verde e na extensão da Linha 15–Prata
ALEXANDRE PELEGI
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, autorizou, por meio do Decreto nº 69.797, publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 12 de agosto de 2025, a abertura de crédito suplementar de R$ 351.090.753,00 ao orçamento da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. O valor será repassado à Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) para execução de projetos e obras classificados como despesas de capital.
Destinação dos recursos
Segundo o detalhamento orçamentário, os valores serão distribuídos da seguinte forma:
R$ 196,7 milhões para expansão da Linha 2 – Verde (Vila Prudente – Dutra);
R$ 93,4 milhões para extensão da Linha 15 – Prata (Ipiranga – Cidade Tiradentes);
R$ 28,3 milhões para implantação da Linha 17 – Ouro (Jabaquara – São Paulo/Morumbi);
R$ 13,5 milhões para operação das linhas metroviárias;
R$ 6,9 milhões para recapacitação e modernização da Linha 1 – Azul;
R$ 6,1 milhões para elaboração de projetos de expansão da rede;
R$ 4 milhões para instalação de portas de plataforma nas Linhas 1 e 2.
A suplementação será coberta com recursos do Tesouro do Estado, conforme a Lei nº 18.078/2025, e altera a Programação Orçamentária definida no início do ano.
Linha 2 – Verde: expansão em ritmo acelerado
A expansão da Linha 2 está dividida em duas etapas. O primeiro trecho, de Vila Prudente a Vila Formosa, tem previsão de entrega em 2027, enquanto a segunda fase, até a Penha, deve ser concluída em 2028.
As obras já avançaram significativamente em algumas estações: Anália Franco (≈ 88%), Orfanato (85%), Santa Clara (83%) e Vila Formosa (60%).
A fase final levará os trilhos até Guarulhos, com estações Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra. Já há contrato assinado para a construção da estação Ponte Grande.
Linha 15 – Prata: conexão com a CPTM e ganho de capacidade
A extensão da Linha 15 – Prata prevê novas estações até Cidade Tiradentes, com destaque para Ipiranga, que integrará a rede ao Linha 10 – Turquesa da CPTM.
As obras já atingem cerca de 40% de avanço nas estações Boa Esperança e Jacu-Pêssego, e a previsão de conclusão é 2027. A ampliação permitirá atender aproximadamente 480 mil passageiros por dia, reduzindo o tempo de viagem entre a zona leste e o centro da capital.
Linha 17 – Ouro: reta final antes da estreia
A Linha 17 – Ouro, monotrilho que conectará o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária, está com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2026.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes