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Governo do Maranhão inicia fase de testes com ônibus 100% elétrico da TEVX Higer na Grande Ilha


Coletivo irá atender novo trajeto de cerca de 69 quilômetros, passando por pontos estratégicos entre São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta quarta-feira, 12 de novembro de 2025, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) iniciou a fase de testes com o primeiro ônibus 100% elétrico TEVX Higer na Grande Ilha (MA).

O coletivo irá atender uma linha provisória do transporte semiurbano, criada especialmente para esse teste, com o objetivo de avaliar o desempenho operacional, a autonomia e os benefícios do modelo.

O modelo elétrico conta com ar-condicionado, internet via Starlink, câmeras e painel de monitoramento, carregadores USB nas barras e assentos, microfone interno de comunicação, painel em LED com informações e vídeos, e rampa de acesso para pessoas com deficiência, além de garantir zero emissão de gases poluentes, redução de ruídos e menor custo operacional em relação aos veículos a diesel.

O trajeto que o ônibus irá percorrer possui cerca de 69 quilômetros, circulando por diversas regiões da Grande Ilha e conectando pontos estratégicos entre São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Ao longo da rota, o veículo irá passar por bairros como Parque Jair, Maiobão, Forquilha, Vinhais, Jaracaty, São Francisco, Renascença e Centro.

“Esse é um momento histórico para a mobilidade no Maranhão. Estamos colocando nas ruas uma tecnologia que alia eficiência energética, sustentabilidade e conforto para os passageiros. A experiência com o ônibus elétrico vai nos ajudar a avaliar de forma técnica a viabilidade de adotar esse modelo no transporte semiurbano, uma iniciativa do governador Carlos Brandão que é pioneira no Estado”, pontuou o presidente da MOB, Adriano Sarney.

Durante o período de testes, a MOB vai monitorar indicadores como autonomia das baterias, consumo energético, tempo de recarga, passageiros por quilômetro rodado e adaptação do veículo às condições de tráfego. Os resultados vão subsidiar estudos para a possível incorporação gradual dessa tecnologia à frota que integra o sistema semiurbano, os ônibus que operam sob gestão do Governo do Maranhão.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte



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