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Governo do Rio de Janeiro investe R$ 160 milhões em modernização da malha ferroviária urbana para manter sistema até definição de nova concessionária que substituirá a SuperVia


Ações de melhoria incluem substituição de cabos, reformas em estações e redução no tempo das viagens

ARTHUR FERRARI

O sistema de trens metropolitanos do Rio de Janeiro recebeu R$ 160 milhões em investimentos do Governo do Estado nos últimos meses, em medidas que fazem parte do acordo de transição homologado em dezembro de 2024. O objetivo é manter os serviços em funcionamento até a definição do novo operador e, ao mesmo tempo, oferecer melhores condições de deslocamento à população.

Os recursos da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana foram aplicados em obras de infraestrutura, modernização de sistemas elétricos, revitalização de equipamentos e ações contra vandalismo. Segundo a secretária da pasta, Priscila Sakalem, “esse é o início do processo de modernização do sistema, que entendemos ser urgente. Seguiremos atuando com esse objetivo e trabalhando para garantir dignidade na prestação do serviço à população”.

Entre os trabalhos realizados está a troca de 40 km de cabos de cobre por alumínio, medida que diminuiu em 50% os casos de furto — de 450 para 225 ocorrências no primeiro semestre de 2025. A iniciativa também aumentou a confiabilidade da rede aérea e da sinalização. Transformadores em subestações de Nova Iguaçu (RJ), Deodoro (RJ), Benfica (RJ) e Central do Brasil (RJ) foram revitalizados, assim como o sistema de sinalização entre Cascadura (RJ) e Engenho de Dentro (RJ).

A frota também passou por reforço, com a reintegração de cinco trens após manutenção. Nessas composições, foram trocados mais de 7 mil visores de porta, 2.600 assentos e 35 para-brisas. O número de janelas danificadas caiu de 369 para 30 entre janeiro e julho de 2025.

Para os passageiros, a redução nos intervalos e no tempo de viagem já é perceptível. No ramal Japeri, por exemplo, os trens expressos entre Nova Iguaçu (RJ) e a Central do Brasil (RJ) tiveram intervalo reduzido de dez para seis minutos no pico da manhã. No trecho entre Japeri (RJ) e Nova Iguaçu (RJ), o intervalo caiu de 20 para 15 minutos. No ramal Saracuruna, os intervalos foram reduzidos de 15 para 12 minutos, enquanto no Santa Cruz o tempo de espera passou de 20 para 18 minutos, com encurtamento de cinco minutos no percurso total até o centro do Rio de Janeiro (RJ).

Na via permanente, foram substituídas 402 toneladas de trilhos, 44.808 dormentes, 210 vigas de pontes e 275 mil acessórios de fixação. Também houve revitalização das oficinas de São Diogo (RJ) e Deodoro (RJ), além de melhorias em estações como Engenho de Dentro (RJ) e Riachuelo (RJ).

De acordo com o presidente da SuperVia, Everton Trindade, “o investimento em melhorias já reflete no aumento do número de passageiros diariamente, saltamos de 287 para 330 mil. Nosso principal objetivo é modernizar o sistema de transporte público ferroviário, garantindo uma melhor disponibilidade e segurança operacional”. Em maio, o sistema transportou 373.538 passageiros em um único dia, 16,6% acima da média atual de 320 mil embarques.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte



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