Publicado em: 13 de setembro de 2025
Obras em avenidas da Zona Norte de Natal avançam; investimento é de R$ 23 milhões e terceira fase terá recursos do PAC-3
ALEXANDRE PELEGI
O Governo do Rio Grande do Norte confirmou para dezembro de 2025 a entrega da segunda etapa das obras do Pró-Transporte, conjunto de intervenções viárias que buscam melhorar a mobilidade urbana da Zona Norte de Natal. O investimento é de R$ 23 milhões, e a licitação da terceira etapa está prevista para outubro, já com recursos assegurados pelo PAC-3, no valor de R$ 33 milhões.
As intervenções estão em andamento nas avenidas Moema Tinôco, Tocantínea e Fronteiras, região que concentra cerca de 300 mil moradores. Segundo o governador em exercício, Walter Alves, as obras representam um novo padrão de mobilidade para a região: “Será um formato moderno, com quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido, além de integrações e entroncamentos bem planejados”.
O secretário estadual da Infraestrutura, Gustavo Coelho, explicou que as pendências de desapropriação e indenização foram resolvidas, permitindo o avanço dos serviços. A segunda etapa contempla duplicações viárias, implantação de ciclovia, paradas de ônibus com abrigo, novas calçadas, drenagem, iluminação pública e readequação das redes de água, esgoto e energia.
Na Meta 2A, a duplicação ocorre em 1,5 km da Av. Moema Tinôco, com melhorias de acessibilidade e infraestrutura para o transporte coletivo. Já a Meta 2B inclui obras na Av. Tocantínea, intervenções no acesso ao Ginásio Nélio Dias e a construção da alça “D” do Viaduto das Fronteiras.
A terceira etapa, prevista no PAC-3 como corredor urbano de ônibus, abrangerá a Av. das Fronteiras. O recurso de R$ 33 milhões já foi confirmado pelo Ministério das Cidades.
Histórico do Pró-Transporte
Início: 2007, sob responsabilidade da Prefeitura de Natal.
Transferência: desde 2013, a condução é do Governo do Estado.
1ª etapa: concluída, incluiu o Viaduto da Redinha e o eixo Moema Tinôco/Conselheiro Tristão.
2ª etapa (em andamento): Av. Moema Tinôco e Av. Tocantínea, com obras de duplicação, ciclovia e paradas de ônibus.
3ª etapa (planejada): Av. das Fronteiras, com R$ 33 milhões assegurados pelo PAC-3.
Transporte público
O Pró-Transporte de Natal não pode ser visto apenas como uma obra viária, restrita à abertura e duplicação de avenidas. Desde sua concepção, o projeto nasceu vinculado ao Programa de Financiamento de Infraestrutura para o Transporte Coletivo Urbano (Pró-Transporte/FGTS), política federal voltada justamente para priorizar investimentos em sistemas que beneficiem diretamente o transporte público de passageiros. No caso da capital potiguar, essa conexão é evidente: a Zona Norte concentra cerca de 300 mil moradores que dependem majoritariamente do ônibus para seus deslocamentos diários, e o Pró-Transporte se apresenta como resposta às dificuldades históricas de mobilidade dessa região.
As intervenções atuais e planejadas incluem não apenas a duplicação de vias, mas também a implantação de paradas de ônibus com abrigos, calçadas acessíveis, ciclovias e nova iluminação, criando um ambiente mais seguro e confortável para quem utiliza o transporte coletivo. A segunda etapa, em andamento, já contempla esses elementos, enquanto a terceira, que integra o PAC-3 de Mobilidade, prevê transformar a Avenida das Fronteiras em um verdadeiro corredor urbano de ônibus. Essa configuração garante maior fluidez, reduz atrasos e oferece um trajeto mais previsível para as linhas que ligam a Zona Norte ao centro de Natal.
Outro ponto central é que a obra cria condições de integração entre modais. Ao mesmo tempo em que amplia as opções de deslocamento de carros e motos, o Pró-Transporte prioriza soluções que impactam o transporte público, melhorando o tempo de viagem dos ônibus e tornando o sistema mais atrativo para os passageiros. Em termos de política urbana, trata-se de uma tentativa de equilibrar o modelo de mobilidade, historicamente centrado no automóvel, com a necessidade de oferecer infraestrutura adequada para o transporte coletivo.
Assim, ao final de sua implantação, o Pró-Transporte representará mais que uma modernização do sistema viário da Zona Norte. Ele será um instrumento de reorganização da rede de transporte coletivo de Natal, com corredores exclusivos e pontos de parada planejados, ampliando a eficiência do ônibus e garantindo maior acessibilidade para a população que mais depende desse serviço público essencial.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes