23 C
Rondonópolis
quinta-feira, 24 julho - 23:55
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesGoverno Federal envia projeto do Túnel Santos-Guarujá para análise do Tribunal de...

Governo Federal envia projeto do Túnel Santos-Guarujá para análise do Tribunal de Contas da União


Estudo prevê investimentos de mais de R$ 6 bilhões no empreendimento, sendo 50% do Governo Federal e 50% do governo do Estado de São Paulo

ALEXANDRE PELEGI

O projeto do Túnel Santos-Guarujá deu um passo crucial rumo à sua concretização.

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, encaminhou o projeto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para análise.

Com investimentos que superam R$ 6 bilhões, a obra será financiada em partes iguais pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado de São Paulo. A expectativa é que o projeto seja iniciado em 2025, atendendo a uma demanda histórica da população da Baixada Santista.

O túnel, que será o primeiro modelo submerso na América Latina, terá 870 metros de extensão e 21 metros de profundidade. Ligando as cidades de Santos e Guarujá, a estrutura proporcionará uma nova via de conexão entre as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, e o bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá.

A obra prevê a construção de seis faixas de tráfego, três em cada sentido, além de uma área dedicada a ciclistas e pedestres. Uma das faixas será adaptável para a circulação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), ampliando as opções de transporte público na região.

O Túnel Santos-Guarujá trará uma série de benefícios para a região, incluindo melhoria na mobilidade urbana com a redução do tempo de deslocamento entre as cidades.

Outro ponto positivo é o aumento da capacidade de escoamento da produção do Porto de Santos, o maior porto da América Latina.

O Ministério dos Porto prevê forte impulso ao desenvolvimento econômico da Baixada Santista, com a geração de empregos e atração de investimentos.

No quesito sustentabilidade, a obra trará a redução da emissão de gases poluentes por meio da otimização do transporte de cargas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments