Publicado em: 25 de dezembro de 2024
Estrutura ligará o município a Alba Posse, na Argentina, e visa fortalecer o comércio e o turismo na região
ALEXANDRE PELEGI
O vice-governador Gabriel Souza anunciou que o governo estadual irá liberar recursos para o projeto da ponte que ligará Porto Mauá, no Rio Grande do Sul, a Alba Posse, na Argentina.
A medida foi anunciada em reunião com a Fundação Pró-Construção da Ponte Internacional Alba Posse – Porto Mauá, que ocorreu na Prefeitura de Santa Rosa (RS) na segunda-feira, 23 de dezembro de 2024, e reuniu prefeitos e vereadores da região Noroeste do estado.
A ponte internacional é considerada estratégica para fortalecer o comércio e o turismo entre os dois países, além de integrar as regiões. Atualmente, a conexão entre as cidades é feita por balsas que operam durante o dia.
O projeto da ponte será realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal, com previsão de contratação para o início de 2025. Após a conclusão do projeto, o governo estadual buscará recursos em Brasília para a execução da obra.
O vice-governador Gabriel Souza destacou o interesse do governo estadual na construção da ponte e afirmou que, com o projeto em mãos, será possível pleitear os recursos necessários junto ao governo federal. Ele também mencionou outros projetos de pontes internacionais em andamento na região, como a ponte de Porto Xavier, que ligará o município à cidade argentina San Javier, e a ponte binacional de Porto Soberbo e El Soberbio.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes