22.2 C
Rondonópolis
terça-feira, 21 outubro - 05:06
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesGoverno paraguaio vai até Taiwan para discutir implantação de fábrica de ônibus...

Governo paraguaio vai até Taiwan para discutir implantação de fábrica de ônibus elétricos na fronteira com o Brasil


Master Transportation pretende instalar uma linha de montagem em Minga Guazú, a 24 quilômetros da Ponte da Amizade. Diário do Transporte já havia noticiado o avanço das conversas em março de 2024

ADAMO BAZANI / ARTHUR FERRARI

O governo do Paraguai iniciou tratativas avançadas com a empresa taiwanesa Master Transportation Bus Manufacturing Ltd. para a instalação de uma fábrica de ônibus elétricos em Minga Guazú, na região metropolitana de Ciudad del Este, a cerca de 24 quilômetros da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira com o Brasil.

A proposta, discutida durante uma visita oficial de representantes paraguaios a Taiwan, prevê a criação de uma linha de montagem voltada à produção de ônibus elétricos com tecnologia desenvolvida pela Master Transportation. O projeto tem previsão de gerar até 2,6 mil empregos diretos e indiretos.

A futura unidade será instalada no Parque Inteligente Taiwan (PIT), em Minga Guazú. A montagem dos veículos deverá combinar componentes importados de Taiwan com insumos produzidos localmente, aproveitando os incentivos fiscais e logísticos do Paraguai.

Atualmente, 30 ônibus elétricos da marca já circulam no território paraguaio, mas a instalação da fábrica permitirá que o país se torne um polo de produção regional, atendendo também os mercados do Brasil e da Argentina, principais alvos de expansão da Master Transportation no Mercosul.

O governo de Taiwan mantém uma parceria diplomática e econômica próxima ao Paraguai — um dos poucos países do mundo que reconhece oficialmente a soberania da ilha asiática. Em troca, Taiwan vem ampliando investimentos estratégicos no país sul-americano, especialmente em setores de tecnologia e mobilidade sustentável.

Embora o cronograma exato ainda não tenha sido divulgado, a expectativa da empresa é apresentar o primeiro ônibus elétrico montado em solo paraguaio até o fim de 2026, consolidando o país como um novo centro de fabricação de veículos de emissão zero na América do Sul.

PÉ NO BRASIL:

O avanço de empresas estrangeiras no mercado brasileiro é visto com muita preocupação pelos responsáveis pelas plantas instaladas no País.

As conversas entre o governo paraguaio e a Master Transportation Bus Manufacturing Ltd. começaram em fevereiro de 2024 e avançaram em março daquele ano, como já havia noticiado o Diário do Transporte.

Relembre:

Avançam conversas entre empresa de Taiwan e governo do Paraguai para fábrica de ônibus elétricos que vai vender no Brasil

A Master Transportation já tem 30 ônibus operando no Paraguai, todos importados.

A companhia tailandesa pretende até o fim de 2016 já apresentar o primeiro ônibus montado no Paraguai e confirmou que um dos focos será a exportação para países vizinhos, como Brasil, Argentina, e próximos, como Chile e México.

A empresa oferece três modelos base de ônibus elétricos, que podem ganhar diferentes configurações: de 9 metros, 12 metros de duas portas e 12 metros de três portas. (Veja mais abaixo, ao fim da reportagem).

A Master Transportation diz que utiliza um dos tipos de bateria mais seguros — baterias de Óxido de Titanato de Lítio (LTO) — “conhecido por sua longa vida útil e altos padrões de segurança”.

“Com uma taxa de carga e descarga de 3C, essas baterias podem atingir um ciclo de vida de 20.000 ciclos. Com a manutenção adequada, a bateria de energia pode durar de 10 a 12 anos e, após a aposentadoria, pode ser reutilizada como bateria de armazenamento de energia por mais 10 anos adicionais, reduzindo significativamente o desperdício de bateria. A Mastertrans escolheu um sistema de carregamento rápido como a solução ideal para áreas urbanas. Ele permite o carregamento rápido de 20% a 80% SOC em apenas 15 minutos, minimizando o impacto na rede elétrica existente e garantindo autonomia diária ilimitada” – promete a empresa.

A Master Transportation foi fundada em 2003, e usa o nome comercial de Master Bus.

A empresa afirma que já fabricou mais de sete mil ônibus elétricos que rodaram até agora cerca de seis bilhões de quilômetros.

Somente em Taiwan, existem 350 ônibus elétricos da marca em operação, mas a empresa diz que já firmou acordos, além do Paraguai, no Japão.

“Atualmente, assinamos acordos de cooperação com parceiros no Paraguai e no Japão. Além disso, espera-se que o MASTER E-Bus desempenhe um papel fundamental como principal fornecedor de transporte sustentável na Exposição Mundial de Osaka de 2025”.

A estratégia de instalar plantas fora do Brasil, por causa de São Paulo, que se tornou um dos maiores mercados da América Latina para ônibus elétricos, não deve ser apenas adotada pela Mastertransportation.

Há conversas entre os governos do Paraguai, Uruguai e Argentina para plantas em seus respectivos territórios principalmente com empresas chinesas. E esse é o maior temor de fabricantes instaladas no Brasil seja de capital nacional como europeu. É que muitas empresas do país asiático contam com grandes subsídios do governo chinês, tanto para vender mais barato cada ônibus como para investir em linhas de montagem.

A estratégia é trazer as peças e componentes destes ônibus da China e montar os veículos em cada país correspondente.

“Caberia à indústria parar de brigar por picuinhas, como: eu vendo dois a mais que você, sua autonomia é 1 km menor que a minha, e, mesmo concorrendo, criar um clima de fortalecimento demonstrando as vantagens dos produtos, principalmente quanto a personalização dos modelos, adequação às realidades operacionais brasileiras, qualidade e durabilidade. Tá na hora deste setor no Brasil deixar de ter mente pequena” – disse o interlocutor de uma das fabricantes instaladas no Brasil ao Diário do Transporte.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments