Publicado em: 25 de novembro de 2024
Recursos relativos aos meses de novembro e dezembro contemplam custos com passagens de idosos entre 60 e 64 anos nos ônibus metropolitanos
ALEXANDRE PELEGI
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, aprovou crédito adicional de R$ 71 milhões para cobrir os custos com gratuidades no transporte metropolitano.
São dois valores, ambos relativos para os meses de novembro de dezembro.
Pelo Decreto nº 69.085 foi aprovada abertura de crédito suplementar para repasse à Companhia do Metropolitano de São Paulo-Metrô, para o ressarcimento de gastos com gratuidades no transporte metroviário.
Já pelo Decreto nº 69.086 o crédito suplementar é direcionado à Secretaria dos Transportes Metropolitanos para cobrir gastos com gratuidades dos idosos na faixa de 60 a 64 anos nos ônibus da EMTU.
Vale lembrar que a gratuidade para idosos nesta faixa etária nos ônibus da EMTU, trens da CPTM e Metrô voltou a valer a partir de 1º de fevereiro de 2023. O benefício estava suspenso desde 1º de janeiro de 2021, cancelado pelo então governador João Doria e pelo ex-prefeito Bruno Covas.
O projeto de lei que retomou a gratuidade foi sancionado pelo então governador Rodrigo Garcia (PSDB) em dezembro de 2022.
A proposta inicial era que o benefício fosse concedido apenas para idosos em situação de extrema pobreza, mas os deputados estaduais modificaram o projeto e ampliaram o benefício para todos com idades de 60 a 64 anos.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes