Publicado em: 15 de dezembro de 2025

Mudanças acompanham reestruturação do sistema e início pleno das operações do BRT Metropolitano; Confira itinerários extintos
ARTHUR FERRARI
A mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belém (PA) passa por uma mudança importante a partir desta segunda-feira, 15 der dezembro de 2025, quando 21 linhas de ônibus do sistema convencional são descontinuadas. A medida ocorre após a implantação do BRT Metropolitano e tem como objetivo reduzir a sobreposição de itinerários e o excesso de veículos em corredores estratégicos da capital paraense.
A reorganização impacta principalmente vias de grande fluxo, como a rodovia BR-316 e as avenidas Almirante Barroso, José Malcher e Boulevard Castilhos França. O novo sistema, implantado pelo Governo do Pará, opera atualmente com 31 linhas, sendo nove troncais e 22 alimentadoras. No último dia 8, a frota foi reforçada com a entrada em circulação de mais 75 ônibus climatizados.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, explicou que a convivência inicial entre o modelo convencional e o BRT exigiu ajustes operacionais. “A partir desse movimento, foi realizado um estudo das linhas de ônibus existentes na região metropolitana, e identificamos linhas sobrepostas que serão desativadas a partir do dia 15. Com isso, aquelas linhas convencionais que antes faziam o transporte das pessoas diretamente do bairro até o centro deixam de operar. É importante lembrar que será necessário utilizar os ônibus azuis do sistema BRT para chegar aos terminais de Marituba e Ananindeua, onde ocorrerá o transbordo dos ônibus que atendem os bairros para os ônibus que levarão a população até o centro”, afirmou.
Com o novo desenho operacional, passageiros deverão acessar os terminais de Marituba e Ananindeua para integração com as linhas troncais do BRT. O modelo prevê tarifa única de R$ 4,60, válida para todo o percurso com transbordo.
Segundo a Secretaria, a expectativa é de melhoria na fluidez do tráfego, especialmente ao longo da BR-316, com redução do tempo de viagem e aumento da velocidade média dos coletivos. O sistema utiliza corredores exclusivos e veículos com maior capacidade, o que altera de forma estrutural a lógica de deslocamento entre bairros e a área central de Belém (PA).
Confira as linhas que descontinuadas a partir desta segunda-feira (15):
- Santa Bárbara – São Brás
- Benevides – São Brás
- Benevides – Castanheira
- Murinin – Castanheira
- Maguari – Pátio Belém
- Maguari – Doca
- Aurá – Presidente Vargas
- Curuçambá – Pátio Belém
- Águas Lindas – Presidente Vargas
- Águas Lindas – Ver-o-Peso
- Águas Lindas – Pátio Belém
- Júlia Seffer – Pátio Belém
- Distrito Industrial – Pátio Belém
- Ananindeua – Presidente Vargas
- Marituba – Pátio Belém (Pirelli/Decouville)
- Marituba – Pátio Belém (Mário Couto)
- Júlia Seffer – Presidente Vargas
- Almir Gabriel – Pátio Belém (São Brás)
- Almir Gabriel – Ver-o-Peso
- Marituba – Direcional (Doca)
- Marituba – Pátio Belém (Cerâmica)
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte


