O Grêmio está muito próximo de anunciar o retorno do volante Arthur, que estava na Juventus. Mas, para repatriar o jogador que foi campeão da CONMEBOL Libertadores de 2017, foi preciso adaptar os planos.
A intenção inicial do Grêmio de contratar Arthur em definitivo, buscando uma rescisão de contrato de maneira antecipada. Sem acordo, o clube gaúcho procurou outra alternativa e o empréstimo foi o caminho encontrado pelo estafe do atleta.
Ele tem vínculo com a Juve até o final de 2026, mas assinará por empréstimo com o Grêmio até junho do mesmo ano. Arthur é aguardado em Porto Alegre nos próximos dias para realizar exames médicos e ser anunciado de maneira oficial.
Arthur deixou o Grêmio em 2018, meses depois de ser um dos pilares da conquista do tricampeonato gremista na Libertadores. Ele foi vendido ao Barcelona por cerca de 31 milhões de euros (R$ 140 milhões, na cotação da época), na maior transação da história tricolor.
No Barça, porém, Arthur não conseguiu atingir o potencial que todos imaginavam. Foram duas temporadas no Camp Nou até ser negociado em definitivo com a Juventus, onde também passou dois anos. Depois, o volante vestiu as camisas de Liverpool, Fiorentina e Girona.