Publicado em: 30 de julho de 2025
Após três dias de paralisação e intensas negociações, trabalhadores e empresa firmam conciliação sobre vale-alimentação; circulação dos ônibus será retomada gradualmente
YURI SENA
Chegou ao fim, nesta quarta-feira, 30 de julho de 2025, a greve dos trabalhadores do transporte coletivo de Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas Gerais.
O encerramento do movimento, que durou três dias, foi selado após uma audiência de conciliação realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo (Sintrocol) e a Viação Umuarama, concessionária responsável pelo serviço.
O principal ponto de impasse era o valor do vale-alimentação. Após mais de uma hora de negociações, as partes chegaram a um acordo: o benefício será fixado em R$ 700. O reajuste salarial, por sua vez, já havia sido definido anteriormente, com índice de 4,83%. Outro ponto importante da conciliação foi a garantia de que os dias de paralisação não serão descontados dos trabalhadores.
Durante a greve, uma decisão liminar da Justiça do Trabalho determinou que 60% da frota permanecesse em circulação, número superior aos 30% inicialmente mantidos em operação. A paralisação, no entanto, causou transtornos significativos a milhares de usuários, que dependem diariamente dos ônibus para se locomover.
Com o fim da greve, a previsão é que os coletivos retornem gradualmente à normalidade nas próximas horas.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte