Publicado em: 22 de janeiro de 2025
Iniciativa faz parte das ações da Companhia para se tornar neutra em carbono nos escopos 1 e 2 até 2035
YURI SENA
O Grupo CCR, empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, deu início a um projeto de eletrificação de sua frota operacional.
A iniciativa busca reduzir a pegada de carbono e faz parte do compromisso da companhia em se tornar neutra em carbono até 2035, conforme seu plano de Ambição 2035. Com a introdução de veículos híbridos e elétricos, a companhia está ampliando suas ações voltadas para a sustentabilidade nas rodovias, aeroportos e no setor de mobilidade urbana.
A fase inicial do projeto envolve a introdução de três veículos 100% elétricos na frota da CCR AutoBAn, responsável pela administração do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. Entre os modelos, estão um guincho leve (JAC IEV1200T PLUS), um veículo de inspeção de tráfego (JAC IEV330P) e uma viatura de resgate (JAC E-JV12). Estes veículos começarão a operar na base operacional do km 14 da Via Anhanguera, em São Paulo, sendo esta a primeira base de rodovia no Brasil a contar com uma frota 100% elétrica.
Além disso, dois veículos híbridos, modelo Ford Maverick, serão incorporados à frota da CCR Rodovias para realizar inspeção de tráfego na BR-163/MS e na Via Dutra (BR-116). Com a substituição de veículos movidos a combustíveis fósseis, a expectativa é reduzir as emissões de CO2 em cerca de 70 toneladas anuais.
A estratégia de eletrificação da frota é um passo importante rumo à meta de neutralidade carbônica da empresa até 2035. Até 2033, o plano prevê a substituição gradual dos veículos movidos a gasolina e diesel por modelos eletrificados, com a expectativa de que 82% dos guinchos leves em circulação nas rodovias da CCR sejam elétricos até essa data.
Além disso, a CCR já está incorporando mais 10 guinchos leves ao longo de 2025, com a previsão de reduzir em 3,6 toneladas a emissão de CO2 por veículo ao longo de sua vida útil de 4 anos.
No setor aeroportuário, a CCR Aeroportos iniciou testes com ônibus elétricos no Aeroporto Internacional de Curitiba, com a expectativa de integrar a nova frota em 2025. Em Goiânia, o ônibus elétrico já opera de forma definitiva, e em Belo Horizonte, quatro veículos elétricos foram adquiridos para fiscalização, com a previsão de eliminar 30 toneladas de CO2 por ano.
No setor de mobilidade urbana, a CCR Metrô Bahia está substituindo ônibus a diesel por modelos elétricos, com o objetivo de eliminar 8,5 mil litros de combustível fóssil por mês.
Além da eletrificação, o Grupo CCR tem investido em biocombustíveis como parte de seu plano de descarbonização. A meta é que, até 2025, 100% dos veículos leves sejam abastecidos com etanol, substituindo a gasolina. Em paralelo, a empresa também está implementando a substituição de viaturas movidas a diesel por novos modelos com motores flex, para garantir maior aderência às suas metas de redução de emissões.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte