38.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, 22 agosto - 15:05
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesGrupo JCA inaugura novos guichês e padrão de atendimento no Terminal Tietê...

Grupo JCA inaugura novos guichês e padrão de atendimento no Terminal Tietê para a rota São Paulo x Rio de Janeiro e terá mais entregas de ônibus 0 km até março 2026 de um lote de 500


Conglomerado empresarial, que recentemente se uniu a outra gigante do setor, a Viação Águia Branca, está atento aos principais movimentos do mercado, de marco regulatório a concorrência com aplicativos

ADAMO BAZANI E MÁRIO CURCIO

O Grupo JCA, que reúne empresas de ônibus gigantes e tradicionais dos transportes por ônibus, como Viação Cometa, Autoviação 1001, Expresso do Sul, Catarinense e Rápido Ribeirão, inaugurou oficialmente no Terminal Rodoviário do Tietê, na zona Norte da capital paulista, nesta sexta-feira, 22 de agosto de 2025, uma nova estrutura de atendimento. São seis guichês, um deles mais baixo e acessível.

O Diário do Transporte esteve acompanhando ao vivo a convite do Grupo.

A estrutura tem foco na rota São Paulo x Rio de Janeiro, coberta pelo Grupo JCA por meio das empresas 1001, Expresso do Sul e Catarinense.

“Investimos R$ 1,8 milhão como forma de melhorar a experiência do cliente”, afirma o diretor regional da empresa, Leandro Zulião.

O modelo de guichês e atendimento apresentado já é adotado na Rodoviária do Rio de Janeiro desde o fim de 2024. Com isso, o os dois extremos da rota têm padrão unificado. O valor total do investimento inclui as duas rodoviárias. “Em breve nossa sala VIP também será atualizada”, afirma Zulião, referindo-se à unidade do Tietê.

Sobre o novo guichê, a diretora de marketing da empresa, Márcia Martinez, que com os investimentos, o Grupo busca maior visibilidade:

“Mudamos a face do atendimento e com isso também ganhamos mais visibilidade. São 40 metros quadrados. A área é exclusiva para a venda de passagens do trajeto Rio–São Paulo. Os demais guichês da empresa vendem para todas as outras rotas que partem do Tietê. As principais são Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). E, para o interior de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas e Jundiaí.”

Segundo o Grupo JCA, por ano, o Terminal Rodoviário do Tietê recebe cerca de 11 milhões de passageiros. O Grupo JCA, com suas empresas, responde por quase 12% deste total, com 1,3 milhão de usuários por ano.

Diariamente, toda a rodoviária do Tietê, a maior da América Latina, registra em torno de 90 mil embarques e desembarques.

Além de responder às demandas dos passageiros, cada vez mais exigentes, não querendo apenas viajar, mas serem bem atendidos, os investimentos deste tipo são estratégicos.

Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 1º de agosto de 2025, começaram as operações pela BusCo, uma joint venture formada entre o Grupo JCA e a Viação Águia Branca, de Cariacica (ES), outra gigante do setor de ônibus rodoviários, que cobre, inclusive a rota São Paulo x Rio de Janeiro.

A união entre os grupos empresariais começou pelas rotas Vitória X São Paulo e Belo Horizonte São Paulo, mas as operações da BusCo serão estendidas para todas as malhas de ambas.

“O transporte rodoviário, por sua capilaridade e maior variedade de rotas, é estratégico e reforça a necessidade de um atendimento mais ágil, organizado e confortável. O aumento do espaço foi pensado para oferecer uma experiência mais prática ao cliente, desde a compra das passagens até o embarque”, disse o diretor executivo do Grupo JCA, Anuar Helayel.

Segundo o Grupo, a “ampliação do espaço faz parte do plano para conquistar o turista que está redescobrindo o transporte rodoviário de passageiros como uma opção de modal. Além da experiência mais confortável e conveniente durante as viagens, com diferentes tipos de poltronas, Wi-Fi, ar-condicionado e tomadas USB, a jornada inteira se torna mais fluída pelos canais digitais e agora também pelas novas estruturas oferecidas nas rodoviárias”.

NOVOS ÔNIBUS

Zulião recorda que o Grupo Jaca adquiriu 500 ônibus no fim do ano passado.

“Parte deles já está rodando e o restante será entregue até março de 2026, em todas as linhas, com carros baixos (ônibus de um piso) e também Double Decker (dois andares)”.

Novas compras não estão descartadas., tanto para linhas interestaduais, intermunicipais e metropolitanas, estas operadas pelo Grupo no Rio de Janeiro.

O QUE ROLA NO MERCADO DE RODOVIÁRIOS:

O Grupo JCA está de olho nas movimentações do mercado, que anda agitado, com fatos como concorrência dos ônibus de aplicativo, como Buser; start ups com parcerias rodoviárias, como a FlixBus; modelo de liberação de linhas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que ampliou a oferta em linhas como Rio x São Paulo; discussões em torno do avanço da consolidação das novas regras de transportes rodoviários interestaduais (novo marco regulatório da ANTT).

Perguntado pelo Diário do Transporte sobre o novo arrendamento e futuro leilão das linhas, marcas e estruturas do Grupo Itapemirim, Zulião não se aprofundou sobre a questão, mas disse que o “Grupo JCA é pró-sistema”

A malha da Itapemirim foi a maior de ônibus rodoviários da América Latina, cobre cerca de 70% do território nacional e contempla 125 linhas de longa extensão, abrangendo, inclusive, ” rotas presentes na área de atuação da BusCo, sendo, portanto, concorrente da Águia Branca e do Grupo JCA.

O Grupo Itapemirim teve falência decretada em 21 de setembro de 2022 e as linhas foram assumidas num primeiro arrendamento pela Suzantur (Transportadora Turística Suzantur Ltda), de Santo André (SP). Um segundo arrendamento, já que o prazo final do primeiro foi considerado expirado, teve decisão judicial favorável para a Viação Águia Branca, parceira do Grupo JCA na BusCo. Mas a empresa do ABC Paulista tenta restabelecer o prolongamento do primeiro arrendamento, que chegou a ser conquistado judicialmente, mas derrubado depois.

A Águia Branca já iniciou a contratação de mais de 400 motoristas para a operação. A Suzantur contesta, e junto ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e Justiça tenta impedir a empresa capixaba, alegando extrema concentração de mercado, uma vez que diversas linhas da Itapemirim/Kaissara (Grupo Itapemirim) são também operadas pela Águia Branca há vários anos. A empresa do Espírito Santo já rebateu os argumentos da Suzantur no CADE e nos tribunais.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes e Mário Curcio, em colaboração especial para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments