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Guanabara apresenta recursos de acessibilidade em canais eletrônicos de vendas de passagens de ônibus para pessoas com deficiência


Entre os itens estão legendas, leitura de tela, contraste ajustável e opções de interação para pessoas com deficiências visuais, auditivos, pessoas com dislexia, daltonismo e mobilidade reduzida

ADAMO BAZANI

O Grupo Guanabara anunciou nesta quinta-feira, 14 de novembro de 2024, que passou a utilizar recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência nos canais eletrônicos de vendas de passagens de ônibus rodoviários, chamados de e-commerce, como site e aplicativo.

Segundo o conglomerado que opera cerca de duas mil linhas rodoviárias, entre os itens para facilitar o acesso estão legendas, leitura de tela, contraste ajustável e opções de interação para pessoas com deficiências visuais, auditivos, pessoas com dislexia, daltonismo e mobilidade reduzida.

As tecnologias ajudam a orientar os usuários em todas as etapas da compra de passagens, desde a escolha do trajeto até o pagamento e o embarque nos ônibus, ainda de acordo com a nota enviada ao Diário do Transporte.

“Acreditamos que a acessibilidade não é apenas uma questão de cumprir uma regulamentação, mas sim de proporcionar uma experiência digna e igualitária para todos os nossos clientes, independentemente de suas limitações. Com a implementação dessas funcionalidades, nosso objetivo é transformar a mobilidade rodoviária em algo mais inclusivo, facilitando o acesso de pessoas com deficiência ao transporte público e oferecendo uma jornada mais tranquila e segura”, disse a diretora de Marketing do Grupo Guanabara, Leticia Pineschi.

MARCO REGULATÓRIO:

O Grupo Guanabara ainda informou que, além de reforçar o papel de inclusão assumido pelas empresas, a adaptação dos canais de vendas de passagens atende ao novo Marco Regulatório no Transporte Interestadual, instituído pela Lei nº 6033 (2023), que são as regras que as operadoras de rodoviárias de linhas interestaduais precisam atender.

A legislação estabelece, entre outras obrigações, que as companhias precisam fazer adaptações nos sistemas de transporte para garantir que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam utilizar os serviços de forma autônoma e com segurança.

“A Guanabara reforça que a implementação das novas funcionalidades no e-commerce vai além do atendimento à legislação. A acessibilidade é um valor central da empresa, que entende a diversidade de seus clientes e busca oferecer soluções que atendam às necessidades específicas de cada um. A plataforma digital agora é um reflexo do compromisso da empresa com a democratização do acesso ao transporte e com a promoção da igualdade de oportunidades” – diz a nota.

O Grupo engloba as viações Expresso Guanabara, Real Expresso, Rápido Federal, UTIL, Sampaio e Brisa, que passaram a adotar a “identidade corporativa” a partir de 2023: Guanabara.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





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