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Guararema (SP) lança programa “Guararema Sem Pagar” com transporte gratuito a partir de 1º de janeiro de 2025


Foto: Divulgação

Iniciativa oferece tarifa zero, renovação da frota, novos itinerários e melhorias no transporte público municipal

YURI SENA

A partir do dia 1º de janeiro de 2025, o transporte público municipal de Guararema será totalmente gratuito por meio do programa Guararema Sem Pagar. 

O projeto, que visa facilitar a mobilidade urbana, inclui não apenas a gratuidade da tarifa, mas também a renovação da frota de ônibus, novos itinerários, terminais provisórios e outras melhorias.

Segundo a Prefeitura de Guararema, responsável por custear integralmente a operação do programa, não será necessário comprovar residência ou utilizar cartões para acessar o transporte gratuito. Todo o investimento será financiado com recursos municipais já alocados, sem custos para os usuários finais.

Atualmente, 19 ônibus operam no município, mas, com a implementação do programa, a frota será ampliada para 38 veículos, sendo 21 unidades zero quilômetro.

 A operação também contará com novos itinerários e a criação de linhas exclusivas para transporte escolar das Redes Municipal e Estadual de Ensino. Terminais provisórios serão instalados nas regiões Norte e Sul da cidade, garantindo maior capilaridade no serviço.

O prefeito de Guararema, Zé, celebrou a iniciativa. “O Guararema Sem Pagar é um sonho que está sendo realizado. Desde o primeiro dia, eu e todo o nosso time trabalhamos para que isso aconteça. Agora, vai virar realidade: o pãozinho quente no café da manhã dos moradores está garantido, pois não será mais preciso pagar a passagem de ônibus em Guararema”, destacou o prefeito.

O sistema contará com linhas-tronco para ligações diretas entre terminais e linhas que circularão dentro dos bairros. Um exemplo é a linha tronco 001, que conecta o Terminal Rodoviário “Eduardo Ramires”, no bairro Ipiranga, diretamente à UBS Lambari. Já no bairro Lambari, linhas como 01, 02, 03, 08 e 08A farão a conexão da UBS com bairros como Guanabara (via Parateí), Fukushima (via Roseira), Parque Agrinco (via Barbosa), Cerejeira e Cerejeira (via Takamori).

Yuri Sena, para o Diário do Transporte





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