Publicado em: 7 de dezembro de 2024
Agente utilizou arma de fogo e soco inglês na ação truculenta; caso aconteceu na quarta-feira (04)
ALEXANDRE PELEGI / ARTHUR FERRARI
Um guarda civil municipal de Osasco (SP) foi afastado de suas funções após agredir um homem durante uma abordagem na estação Barueri da linha 8-Diamante na última quarta-feira, 4 de dezembro de 2024. O suspeito estaria comercializando bilhetes de forma irregular.
O agente chegou a sacar sua arma e utilizou um soco inglês contra o homem, identificado como Antonio Cezar Santana.
A agressão foi registrada em vídeo por pessoas que passavam pelo local. As imagens mostram Antonio argumentando ser “trabalhador e pai de família”, enquanto o guarda o agride verbal e fisicamente.
Em determinado momento, o agressor se identifica como “polícia”, exibindo um soco inglês e algemas. A briga se estendeu para a área externa da estação, onde o guarda derrubou Antonio no chão e o agrediu com uma pistola.
Durante a abordagem, agentes de segurança da ViaMobilidade, concessionária responsável pela estação onde ocorreram os fatos, aparecem para auxiliar, mas não atuam diretamente. O Diário do Transporte procurou a empresa para mais detalhes.
A Prefeitura de Osasco afirma ter tomado conhecimento do caso somente na sexta-feira (6), quando determinou o afastamento imediato do agente, além do encaminhamento do vídeo à corregedoria para apuração dos fatos. O caso também foi registrado na delegacia, com o guarda alegando ter abordado Antonio por venda irregular de bilhetes de metrô. O homem abordado na ocasião, por sua vez, admitiu a prática em depoimento.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que, por não ter sido encontrado nada ilegal com Antonio, ele foi liberado e segue sendo investigado por estelionato. O guarda, por outro lado, está sendo investigado por agressão e abuso de autoridade. A SSP também revelou que o guarda estava trabalhando como segurança privado no momento da agressão, mas não divulgou a empresa contratante. A ViaMobilidade, administradora da Linha 8, confirmou que o caso não envolveu seus seguranças, uma vez que a agressão ocorreu fora da estação.
Nota da SSP
”O caso é investigado na Delegacia de Barueri como estelionato, lesão corporal e abuso de autoridade. A Guarda Civil Municipal foi acionada para atender a ocorrência em uma estação de trem localizada no centro de Barueri. No local, verificou-se que um indivíduo estava comercializando bilhetes de forma irregular.
Durante a abordagem, realizada por um guarda civil que atuava como contratado de uma empresa de segurança responsável pela fiscalização, houve um desentendimento que teria resultado no ocorrido.
As partes foram conduzidas à delegacia, onde prestaram depoimento. O suspeito admitiu a prática da venda irregular de bilhetes. Nenhum material ilícito foi encontrado em sua posse, ele foi liberado e segue como investigado. O GCM,por sua vez, é investigado pela agressão. As diligências estão em andamento.”
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte