Publicado em: 1 de agosto de 2025
Operação Viagem Segura realizou mais de 6 mil rondas e registrou 15 detenções no primeiro semestre
ARTHUR FERRARI
A Operação Viagem Segura, conduzida diariamente pela Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (MG), realizou 6.013 ações de patrulhamento no transporte público da capital mineira entre janeiro e junho deste ano. O trabalho é concentrado nas estações de integração e corredores como as avenidas Cristiano Machado, Nossa Senhora do Carmo, Antônio Carlos e a Rua Padre Pedro Pinto, com o objetivo de inibir crimes e proteger usuários.
Durante o período, foram feitas 885 abordagens, 1.290 orientações com foco na prevenção, 33 ocorrências registradas e 15 detenções. A operação acontece todos os dias entre 14h e 2h.
As ações preventivas incluem a distribuição de informações sobre autoproteção, como cuidados com pertences e uso consciente de celulares em áreas públicas, considerados alvos frequentes de furtos. Casos suspeitos são identificados tanto pela vigilância dos agentes quanto por denúncias da população.
Ocorrências registradas envolvem acidentes de trânsito, agressões e depredações de bens públicos e privados. Parte das intervenções é resultado direto de solicitações feitas por passageiros e motoristas, por meio do telefone 153 e do aplicativo da Prefeitura de Belo Horizonte.
“A operação contribui para dar segurança aos usuários em seus deslocamentos diários, diminuir a criminalidade e para consolidar os espaços públicos das estações e pontos de ônibus como locais cada vez mais seguros”, afirmou Humberto Alves Santos, supervisor do Departamento de Ordem Pública da Guarda Municipal.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte