O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, disse que está comprometido com o clube, seja qual for o resultado do processo judicial pendente com a Premier League sobre supostas violações financeiras.
A extensão de contrato de dois anos de Guardiola foi anunciada na quinta-feira (21), após meses de especulação de que ele poderia deixar o clube no final de seu antigo acordo, que expiraria no final da temporada.
Falando antes do confronto de sua equipe com o Tottenham, o treinador catalão disse que permaneceria no time mesmo que o painel independente considerasse o clube culpado e eles fossem rebaixados.
“Eu disse há seis meses, quando todos os clubes nos acusaram de ter feito algo errado, o que acontecerá se formos rebaixados? Eu estarei aqui”, disse ele na entrevista coletiva.
“No ano que vem, se estivermos na Championship, subiremos para a Premier League. Eu sabia disso naquela época, sinto isso agora”.
A Premier League acusou o City de 115 acusações de regulamentações financeiras em fevereiro de 2023, após inicialmente abrir uma investigação cinco anos antes.
As acusações são relacionadas a um período de 14 temporadas, de 2009 a 2010 em diante, e compreendem 54 acusações de não fornecer informações precisas, 14 acusações de não fornecer detalhes precisos sobre pagamentos a jogadores e treinadores, sete acusações de violar as regras de lucro e sustentabilidade da Premier League (PSR), cinco acusações de não cumprir os regulamentos da UEFA, incluindo o fair play financeiro (FFP), e 35 acusações de não cooperar com as investigações da Premier League de 2018 em diante.
O City nega veementemente todas as acusações e afirmou em um comunicado divulgado em resposta às acusações iniciais que eles têm “evidências irrefutáveis” para apoiar sua posição e “esperam que esse assunto seja resolvido de uma vez por todas”.
A audiência começou em setembro. Na sexta-feira, a Premier League anunciou mudanças em suas regras de Associated Party Transaction (APT) após uma votação dos clubes, uma ação que seguiu um desafio legal separado do City.