O Indiana Pacers está a apenas uma vitória de voltar para as Finais da NBA. Nesta terça-feira, recebeu o New York Knicks e venceu por 130 x 121 após liderar quase toda a partida. O grande destaque foi Tyrese Haliburton, que conseguiu triplo-duplo de 32 pontos, 12 rebotes e 15 assistências sem cometer nenhum turnover. A intensidade defensiva também fez a diferença mais uma vez, forçando 17 erros dos adversários. A última vez que a franquia chegou às Finais foi no ano 2000, quando caíram para o Los Angeles Lakers de Kobe Bryant e Shaquille O’Neal.
Logo no início da partida a velocidade e as posses curtas, marcas das partidas anteriores, voltaram a aparecer no Gainbridge Fieldhouse. Os Pacers tiveram um primeiro período baseado nos ataques de Haliburton e Siakam, com 15 e 11 pontos, respectivamente. Os chutes de três pontos, frontais ou no lado direito da quadra, também castigaram a defesa dos Knicks, principalmente nos minutos finais da parcial. Já os Knicks tiveram Brunson em alta desde o início, mas alguns turnovers nas últimas posses deixaram a equipe atrás no placar.
Indiana rapidamente chegou aos dois dígitos de frente no segundo quarto, principalmente a partir dos pontos de contra-ataque. New York conseguiu responder quando passou a dominar os rebotes, desacelerando o ritmo de jogo e gerando mais oportunidades de arremesso. Tom Thibodeau, assim como no Jogo 3, utilizou um pouco mais o banco, com nomes como Delon Wright e Landry Shamet fazendo parte da rotação. Assim, chegaram até a virar o jogo na reta final, quando os Pacers equilibraram e passaram a alternar a liderança.
Uma sequência logo na volta dos vestiários recolocou Indiana dez pontos à frente. Curiosamente, melhores momentos foram quando Jalen Brunson estava em quadra, se tornando alvo dos ataques dos anfitriões. Mas o armador compensou do outro lado, anotando nove pontos seguidos dos Knicks, a maior parte na linha do lance livre. Para impedir os Knicks de se aproximarem ainda mais no placar, a resposta dos Pacers foi a energia. Alguns lances de hustle, quando os atletas se jogam em bolas aparentemente perdidas, desviam passes, etc., foram o suficiente para trazer de volta a torcida para o jogo, retomando o controle das ações.
Os Knicks tentaram voltar para a partida rodando o elenco no início do quarto período, mas Siakam estava em mais um dia quente. A diferença subiu para 15 pontos, aproveitando uma série de faltas anotadas por New York, que logo estouraram o limite de faltas coletivas. Precisando da vitória, Towns, Bridges e Hart emendaram uma corrida que deixou a diferença em apenas duas posses restando três minutos. Mas os Pacers apertaram a defesa e forçaram erros dos visitantes, que também desperdiçaram alguns arremessos. Haliburton seguiu comandando as ações e chegou ao triplo-duplo sem cometer nenhum turnover na partida. Enquanto isso, Obi Toppin e Siakam mantiveram a vantagem, para alegria da torcida que está a apenas uma vitória de voltar para a final da NBA: 130 x 121.
Próximos jogos:
O Jogo 5 está marcado para quinta-feira (29), às 21h (de Brasília), em Nova Iorque.
Estatísticas:
-
Tyrese Haliburton: 32 pontos, 12 rebotes, 15 assistências e 4 roubos;
-
Pascal Siakam: 30 pontos e 5 rebotes;
-
Bennedict Mathurin: 20 pontos;
-
Jalen Brunson: 31 pontos e 5 assistências;
-
Karl-Anthony Towns: 24 pontos, 12 rebotes e 3 assistências;
-
OG Anunoby: 22 pontos, 4 rebotes e 3 roubos;