Publicado em: 19 de junho de 2025
Cidade está investindo fortemente em infraestrutura: já existem cerca de 750 pontos de carregamento instalados em depósitos de ônibus
RENATA VERÍSSIMO, ESPECIAL PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE
Comprometida em se tornar uma cidade neutra em carbono até 2045, Hamburgo – (Alemanha) avança de forma concreta na transformação do seu sistema de transporte público. Um dos destaques da estratégia climática e de mobilidade da cidade é a eletrificação total da frota de ônibus, liderada pelas operadoras municipais HOCHBAHN e vhh.mobility.
Desde 2020, essas empresas passaram a adquirir exclusivamente ônibus com emissão zero, com o objetivo de atingir uma frota 100% elétrica até o início da década de 2030. Atualmente, 660 dos 1.900 ônibus da cidade já são elétricos, transportando cerca de 300 milhões de passageiros por ano.
A tecnologia priorizada é a de ônibus movidos a bateria, escolhida por sua viabilidade em larga escala, simplicidade operacional e alta produtividade. Para sustentar essa transformação, a cidade está investindo fortemente em infraestrutura: já existem cerca de 750 pontos de carregamento instalados em depósitos de ônibus.
A partir de 2026, Hamburgo entrará em uma nova fase da transição: será inaugurado em Meiendorf o primeiro terminal de ônibus concebido desde o início para operar exclusivamente com veículos elétricos.
Essa iniciativa faz parte de uma visão mais ampla da cidade, que prevê:
- a substituição do transporte individual por mobilidade compartilhada,
- o estímulo a modos ativos e sustentáveis como caminhada e bicicleta,
- a digitalização de processos e serviços urbanos, e
- a adoção massiva de veículos com emissão zero.
O projeto é apresentado como um dos lighthouse projects (projetos farol) da Mobility Transition Tour, experiência que integra o UITP Global Summit 2025 e tem como propósito inspirar outras cidades a replicar soluções estruturais de baixo carbono.
Principais iniciativas até 2045
- Neutralidade de carbono (CO₂) até 2045
A meta da cidade é atingir a neutralidade de carbono em 2045, antecipando o plano anterior que previa 2050.
- Expansão maciça do transporte público e cicloviário (frota eletrificada e mais ciclovias).
- Até 2045, espera-se que 50% da energia térmica venha de energia limpa ou sem carvão.
- Digitalização e mobilidade smart
O plano “Digital Mobility Strategy” (implantado em abril 2024) prevê:
- Dados e infraestrutura em tempo real para transporte público, semáforos e ônibus, além de suporte à condução autônoma.
- Cerca de 150 projetos de mobilidade em andamento, incluindo AHOI (shuttles autônomos) e sistemas Vay, Holon, entre outros.
- Expansão da rede de U-Bahn e S-Bahn
Linha U5
- A nova linha de metrô U5 terá cerca de 24 km e 22 estações, construída em três etapas:
- Bramfeld–City Nord em operação já em 2029;
- City Nord–Borgweg por volta de 2033;
- Borgweg–Jarrestraße previsto para 2035;
- Conclusão total estimada entre 2040 e 2041;
- Estima-se um investimento total de €15 bilhões até o final das obras;
- A U5 será totalmente automatizada (GoA4), com trens DT6 sem condutor e plataforma com portas de segurança. O controle automático será apoiado pela modernização de sistemas de sinalização.
Modernização digital da sinalização – U-Bahn100
- As linhas U2 e U4 estão sendo equipadas com sistema CBTC, reduzindo intervalos para 100 segundos entre os trens. A conclusão dessa modernização está prevista para 2029, elevando frequência e eficiência energética.
Linha U4 – Extensão e inovações
- A linha U4, com seus 13,3 km e 12 estações, já conecta HafenCity ao centro (Jungfernstieg e Hauptbahnhof);
- Em curso está a extensão de 1,9 km entre Horner Rennbahn e Horner Geest, com duas novas estações: Stoltenstraße e Horner Geest. O trecho entrará em operação no final de 2026.
- Mobilidade ativa: bicicleta e micromobilidade
- Sistema StadtRAD conta com 3.100 bicicletas e 250 estações;
- Ciclistas representem 25% dos deslocamentos na cidade;
- Metas da prefeitura: 80 % das viagens em modal ativo até 2030.
- Energia e infraestrutura elétrica
- Construção de hubs multimodais com carregadores, bicicleta e infraestrutura de energia verde nos bairros (ex: Oberbillwerder).
- Reforma da rede elétrica para suportar frota elétrica, bombas de calor e aquecimento urbano: rede de Fernwärme neutra em carbono, e descarbonização de ônibus e frota da cidade.
- Logística urbana verde
- Estratégias para reduzir as emissões no transporte de mercadorias e nas entregas urbanas — com foco em soluções mais sustentáveis para o last mile e no uso de hidrogênio para veículos e embarcações;
- O corredor portuário se consolida como um hub sustentável de frete e logística para o comércio eletrônico.
Renata Verissimo, da ImpactoRV Comunicação, foi uma das jornalistas credenciadas no UITP Summit – Hamburgo 2025, e produziu notícias para o Diário do Transporte direto do evento. Todos os dados da matéria acima foram coletados durante sua visita técnica ao sistema de transporte da cidade, guiada por especialistas da HVV – Hamburger Verkehrsverbund, entidade responsável pela coordenação e integração do transporte público na região metropolitana.