Publicado em: 8 de dezembro de 2025

Linha Fencer foi renovada e ampliada para os mercados Sul-Americano e Centro-Americano. Todos os lançamentos incluem Brasil
ADAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
A chinesa Higer, representada no Brasil pela TEVX, terá em 2026 uma nova série de ônibus elétricos voltada os mercados Sul-Americano e Centro-Americano.
Além disso, 2026 finalmente deve ser o ano em que a marca tende a definir onde vai implantar uma planta no Brasil, algo que tem sido anunciado desde 2024.
Em relação aos novos produtos se destacam a nova linha Fencer, de ônibus com acabamentos superiores para serviços urbanos e metropolitanos comuns, mas com melhor categoria.
Na ampliação da linha Fencer, os modelos de grande porte chamam a atenção para 2026. Já está disponível um articulado de 18,7 metros. Com capacidade aproximada para 135 passageiros, dependendo da configuração interna, o F18EV, segundo a HIGER, pode ser feito nas versões piso baixo total ou piso alta (para corredores, com estações cujas plataformas são no mesmo nível do assoalho dos veículos). A autonomia prometida para as baterias é de 280 km.
Para abril de 2026, a Higer projeta lançar a versão biarticulada do Fencer, a F26EV, de até 26 metros de comprimento para 220 passageiros aproximadamente, dependendo da configuração interna. Também há duas configurações, tanto para piso baixo como para piso alto. A Higer promete baterias com autonomia de cerca de 300 km para os biarticulados.
Outra novidade é a estimativa da disponibilização dos chassis a partir de 2027.
Com estes lançamentos, a Série Fencer passará a contar com versões para os segmentos de 12m a 26m.
Série FENCER

F12EV – 12 m – Autonomia: 250 km
F18EV – 18,7 m – Autonomia: 280 km
F26EV – 26 m – Autonomia: 300 km
Os modelos se unem como opções no transporte coletivo regular e receptivo de serviços como aeroportuários, à Série Azure, de urbanos, que possui versões de 7 metros (micros) aos articulados de 18,7 m:
Série AZURE

A7 – 7 m – Autonomia: 250 km
A9 – 9 m – Autonomia: 250 km
A10 – 10,5 m – Autonomia: 250 km
A12 – 12,2 m – Autonomia: 250 km
A13 – 13 m – Autonomia: 250 km
A18 – 18,7 m – Autonomia: 250 km
RODOVIÁRIOS ELÉTRICOS:

A Higer também ampliou as opções de ônibus de padrões rodoviários elétricos para 2026.
Os veículos, segundo a fabricante, são indicados para rotas regulares, de curtas e média distâncias, e especialmente para fretamento, tanto contínuo como eventual, turístico e receptivo.
O lançamento mais recente é o modelo de maior porte, com autonomia ampliada prometida de até 450 km para as baterias com uma recarga completa. É o V13 EV – 13,2 m.
Assim, a série V de ônibus rodoviários elétricos passa a ter opções de veículos menores, de 9 metros, até 13 m, com autonomias variando, de acordo com o modelo, de 300 km a 450 km.
Série V
V9 EV – 9 m – Autonomia: 300 km
V 10 EV – 10,7 m – Autonomia: 400 km
V 12 EV – 12 m – Autonomia: 400 km
V13 EV – 13,2 m – Autonomia: 450 km








Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


