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Higer vai apresentar na BBF o ônibus elétrico Fencer, com acabamento “premium” para provar que transporte coletivo urbano pode ser econômico, mas diferenciado


Reportagem do Diário do Transporte trouxe detalhes em vídeo do recente lançamento, mas a BBF-Campinas que ocorre neste fim de semana será o primeiro evento com exibição ao público geral do modelo

ADAMO BAZANI (texto e reportagem)

Ônibus urbano/metropolitano/intermunicipal precisa ser algo “simplão, espartano e oferecer o básico do básico do básico para ser economicamente viável, sem perder, o mínimo da segurança?

Não necessariamente. É possível, dentro da realidade operacional de cada sistema e linha de transportes, oferecer mais que o ar-condicionado e tomadas USB para celular como “diferenciais”, que na verdade, hoje todo mundo tem.

É o que a chinesa Higer, por meio da representante brasileira TEVX, quer provar com o modelo de ônibus elétrico Fencer. O Diário do Transporte conheceu o veículo de perto na versão premium em evento para a imprensa em fevereiro de 2025, mas o público em geral poderá conferir o ônibus nos próximos sábado e domingo (13 e 14 de junho de 2025) na BBF (bus BrasilFest) – 2025, uma exposição de ônibus antigos e modernos. O local novamente será na Pedreira do Chapadão, (R. Dr. Alcídes Carvalho, s/n – Jardim Chapadão).

O veículo, destinado a linhas comuns, seletivas e serviços especiais, é do tipo padron, com piso baixo total (sem nenhum degrau), monobloco, pode receber portas à esquerda também, e, justamente no acabamento interno que a Higer quer se diferenciar no Fencer. O objetivo é fazer com que o passageiro se sinta um cliente de fato.

Em 26 de fevereiro de 2025, o Diário do Transporte esteve no novo centro de distribuição e assistência técnica da Higer, na capital paulista, conheceu a estrutura do local, e os modelos importados da China com configuração para o Brasil, entre os quais, o Fencer, com materiais de acabamento mais aprimorado, opcional de cintos de segurança, sensores de parada em vez de botoeira. Na Europa, a Higer possui uma parceria com a Scania para distribuir o modelo que, com uma nova geração de baterias, segundo a fabricante, tem uma autonomia mínima de 300 km. (MAIS ABAIXO O VÍDEO, O LINK DA REPORTAGEM).

Segundo a Higer, o objetivo é superar a concorrência. Mas quando se fala em concorrência, não é somente outros fabricantes, mas outros modais.

Os passageiros não são mais os mesmos de décadas atrás. Estão mais exigentes, querem diferenciais e se atentam a itens que vão desde uma ergonomia melhor até se as cores dos bancos, do piso, das paredes e do teto do ônibus estão combinando e passam sensação de bem estar.

Com carros de aplicativo, motos e serviços alternativos cada vez mais rápidos e acessíveis, o transporte coletivo precisa de prioridade no espaço urbano parta ganhar eficiência, preço menor e viagens rápidas, que é o que o passageiro quer como prioridade. Mas a qualidade dos ônibus, bem como a limpeza e a conservação, também pesa nesta superação dos concorrentes.

RELEMBRE A REPORTAGEM DO DIÁRIO DO TRANSPORTE:

VÍDEO: Conheça os detalhes dos novos ônibus e do Centro Técnico da TEVX Higer no Brasil e os planos da empresa

Como a Higer descreve o Fencer:

Higer Fencer: Um veículo do tipo Padron Low-Floor com 12,9 metros de comprimento. Este modelo foi concebido para enfrentar concorrentes de peso, oferecendo flexibilidade e um desempenho elevado, aliado ao requinte característico de um ônibus premium. As principais inovações do Higer Fencer é seu piso baixo total, que proporciona acessibilidade sem barreiras, tornando a experiência do usuário ainda mais confortável. Adicionalmente, destaca-se a surpreendente autonomia de 300 quilômetros, possibilitada pela nova tecnologia de baterias BC5. Essa inovação não apenas aumenta a capacidade de autonomia do veículo, mas também maximiza o espaço disponível, substituindo os 10 packs de baterias usados anteriormente por apenas 8. Essa redução resultou em uma diminuição de 5% no peso bruto total do ônibus, o que contribui positivamente para a eficiência energética e a performance durante a operação.

Tipo da Carroceria: Padron Low-Floor

Aplicação: Urbana/Metropolitana/Intermunicipal/Seletiva

Capacidade: 70 a 91 passageiros, depende da configuração

Assentos: 28 lugares

Espaço para cadeira de rodas/cão guia: 1

Portas: Até 4 (2 à direita e 2 à esquerda)

Comprimento: 12.900 mm

Largura: 2.530 mm

 

FOTOS:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





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