Publicado em: 29 de janeiro de 2025
Atos de vandalismo acontecem após intensas fiscalizações que resultaram na apreensão de diversas mercadorias comercializadas ilegalmente no sistema
ARTHUR FERRARI / ADAMO BAZANI
Vendedores ambulantes bloquearam os trilhos da linha 8-Diamante, na Estação Santa Terezinha, durante a tarde desta terça-feira, 28 de janeiro de 2025, prejudicando muitos passageiros que dependem dos trens e do bom funcionamento de todo o sistema.
Um vídeo registrado por câmeras de segurança mostra a ação de vandalismo dos ambulantes, que praticam o ato criminoso em protesto às intensas fiscalizações realizadas pela ViaMobilidade, concessionária responsável pela linha, que resultaram em diversas apreensões de produtos comercializados ilegalmente nas dependências de estações e composições.
Nas imagens é possível notar homens arrastando objetos como cones, madeiras e barras de ferro para a via, exatamente por onde os trens passam, e em determinado ponto das gravações uma pessoa chega a jogar um liquido de uma garrafa não identificada em cima de algumas madeiras, mas não há informações se trata-se de algo inflamável, já que não houve nenhum tipo de incêndio no ato.
Toda a confusão aconteceu entre 16h25 e 17h12, no início do horário de pico da volta para casa.
De acordo com a concessionária, os 50 homens que participaram da ação jogaram pedaços de madeira, como tábuas, e barras de ferro nos trilhos, depredaram parte da estação e ameaçaram funcionários da empresa.
A ViaMobilidade acionou a Polícia Militar e a situação foi controlada.
Vale lembrar que a comercialização de produtos por vendedores ambulantes em trens e estações é proibido pelo decreto nº 1.832 de 1996.
Nota da ViaMobilidade na íntegra
Atos de vandalismo de 50 ambulantes interrompem circulação de trens na Linha 8-Diamante
Entre 16h25 e 17h12, um grupo de aproximadamente 50 ambulantes interrompeu, nos dois sentidos, a circulação de trens na Linha 8-Diamante na região da Estação Santa Terezinha. Eles ameaçaram colaboradores da concessionária, jogaram objetos na via férrea e depredaram parte da estação. Os atos de vandalismo são uma retaliação às ações de prevenção realizadas regularmente por agentes de atendimento e segurança para coibir o comércio irregular dentro dos trens. A concessionária acionou a Polícia Militar, que controlou a situação. Será registrado um Boletim de Ocorrência (B.O.).
Conforme o decreto nº 1.832/1996, o comércio irregular em trens e estações é proibido. Para coibir essa prática, a ViaMobilidade realiza fiscalizações, mantém a presença de agentes e promove campanhas de conscientização para orientar os passageiros a não adquirirem produtos de ambulantes.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte