Publicado em: 8 de janeiro de 2025
Fogo se alastrou em garagem da Optymo em Danjoutin, Territoire de Belfort, oeste do país; autoridades locais descartaram risco de explosões e, até o momento, não há indicações de que o incidente tenha sido causado por falha técnica nos ônibus
ALEXANDRE PELEGI
Um incêndio de grandes proporções atingiu o depósito de ônibus da Optymo em Danjoutin, no Território de Belfort, na França, destruindo sete ônibus movidos a hidrogênio. O incidente ocorreu na madrugada de quinta-feira, 2 de janeiro de 2025, por volta das 2h20, e a fumaça densa era visível a quilômetros de distância, inclusive da rodovia A36.
As chamas foram controladas pelos bombeiros após várias horas de trabalho intenso. Um total de 52 bombeiros e 21 veículos de diferentes quarteis foram mobilizados para combater o incêndio. A polícia nacional também esteve presente no local para iniciar as investigações.
Felizmente, não houve feridos no incidente. No entanto, moradores das proximidades foram temporariamente confinados em suas casas devido à preocupação com a poluição do ar. Testes de qualidade do ar foram realizados em um raio de 500 metros do depósito, incluindo áreas comerciais, e a liberação foi dada após a confirmação de que não havia perigo imediato da fumaça.
Cada ônibus a hidrogênio destruído pelo fogo, fabricado pela Van Hool (modelo de 12 metros, Van Hool A12LF FC), está avaliado em aproximadamente € 700 mil (cerca de R$ 4,4 milhões).
A Optymo, responsável pela rede de transporte público urbano e suburbano de Belfort e do Território de Belfort, iniciou a utilização de ônibus a hidrogênio em 2023 e tinha como objetivo ter metade de sua frota operando com essa tecnologia até 2025.
A causa do incêndio ainda está sob investigação. As autoridades locais descartaram o risco de explosões, e, até o momento, não há indicações de que o incidente tenha sido causado por falha técnica nos ônibus. O promotor local abriu uma investigação para apurar as circunstâncias do incêndio.
Segundo a rádio local France Bleu Ici Belfort, “o rastro acidental parece o mais provável nesta fase da investigação, talvez um problema elétrico. As primeiras operações de câmeras de videovigilância não mostram nenhuma presença externa no local”.
Para o funcionamento da rede Optymo, segundo o diário l’Est Républicain, a frota reserva permitiria compensar os 7 ônibus destruídos.
Apesar do incidente, os serviços de transporte público foram retomados às 7h da manhã do mesmo dia, com a rede de ônibus da Optymo operando normalmente. Os trabalhos de combate ao incêndio foram concluídos no final da manhã, mas uma equipe de monitoramento permaneceu no local para garantir a segurança.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes