Publicado em: 15 de novembro de 2025

Situação perdurou das 22h de sexta-feira (14) até as 04h20 de hoje; setor operacional registrou ocorrência na SPTrans, e precisou remanejar veículos a diesel para suprir atendimento
ALEXANDRE PELEGI
A garagem da A2 Transportes teve sérios problemas de energia na madrugada deste sábado, 15 de novembro de 2025. De acordo com a empresa, a garagem situada na Estrada do Alvarenga, no Jardim Pedreira, zona Sul de São Paulo, vem sofrendo com constantes quedas de energia. Isso tem prejudicado o serviço de recarga dos ônibus elétricos da empresa, que opera no sistema de transporte público municipal gerenciado pela SPTrans e é responsável por diversas linhas que atendem a essa região da cidade.
Da noite de sexta-feira (14) para a madrugada deste sábado a energia passou a oscilar com mais frequência, como se pode conferir no vídeo encaminhado ao Diário do Transporte pelo operacional da empresa.
Por conta do problema, dos 30 ônibus elétricos 20 não carregaram 100%. Em decorrência disso, a empresa precisou remanejar carros a diesel no lugar dos elétricos, e registrou a ocorrência junto à SPTrans, uma vez que algumas linhas terão problemas:

A situação reacende críticas recorrentes à Enel Distribuição São Paulo, constantemente cobrada pela população, pelo Ministério Público e pelo próprio Governo do Estado pela baixa qualidade do serviço. Em episódios recentes, a empresa chegou a ser multada e pressionada por falhas semelhantes, especialmente durante períodos de chuva ou forte calor, quando a rede demonstra fragilidade.
A falta de energia prolongada tem impactos diretos no transporte público, principalmente com a determinação da prefeitura de investir na eletrificação da frota de ônibus municipais: sem energia, não há transporte, e a mobilidade da região fica comprometida.
O Diário do Transporte solicitou explicações à Enel sobre as ocorrências, solicitando prazos e medidas previstas para restabelecer a normalidade no fornecimento. Assim que obtiver resposta, esta matéria será atualizada.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


