Publicado em: 8 de janeiro de 2025
Novo prazo para concluir os serviços fica para 20 de agosto de 2026, com vigência contratual até 13 de dezembro
ADAMO BAZANI/ALEXANDRE PELEGI
Enquanto ainda ocorrências de queda de pessoas nos trilhos do Metrô de São Paulo são comuns, a instalação de portas de plataforma, equipamentos que podem reduzir este tipo de problema, pode atrasar ainda mais.
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) prorrogou o contrato com o Consórcio Kobra até 13 de dezembro de 2026.
A decisão, assinada em 23 de dezembro de 2024 e publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 08 de janeiro de 2025, também estende o prazo de execução dos serviços para 20 de agosto de 2026 e prevê a substituição da tabela de datas.
O documento destaca que a prorrogação não justificará pedido de reequilíbrio contratual com o Consórcio Kobra, mas não detalha os motivos da prorrogação.
O Diário do Transporte procurou o Metrô.
O contrato é para a instalação de 88 fachadas de plataformas em estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
Os trabalhos estão sendo realizados, mas fora dos prazos iniciais previstos, como Palmeiras-Barra Funda, Bresser-Mooca, Carrão-Assaí Atacadista, Vila Matilde, Belém, Arthur Alvim, Pedro II, Penha- Besni, Guilhermina-Esperança
As estações previstas no contrato com a Kobra são:
Linha 1-Azul – (46)
Parada Inglesa – 2
Jardim São Paulo – 2
Santana – 2
Carandiru – 2
Portuguesa-Tietê – 2
Armênia – 2
Tiradentes – 2
Luz – 4
São Bento – 2
Sé (plataformas das linhas 1-azul e 3-Vermelha) – 4
Liberdade – 2
São Joaquim – 2
Vergueiro – 2
Paraíso (plataformas das linhas 1-Azul e 2-Verde) – 2
Ana Rosa (linha 1-Azul) – 2
Vila Mariana – 2
Santa Cruz – 2
Praça da Árvore – 2
Saúde – 2
São Judas – 2
Conceição – 2
Linha 2-Verde – (4)
Consolação – 2
Paraíso – 2
Linha 3-Vermelha – (38)
Marechal Deodoro – 2
Santa Cecília – 2
República – 4
Anhangabaú – 2
Praça da Sé – 4
Pedro II – 2
Brás -4
Bresser-Mooca – 2
Belém – 2
Tatuapé – 4
Carrão – 2
Penha – 2
Guilhermina-Esperança – 2
Patriarca – 2
Artur Alvim – 2
Total = 88
As estações previstas no contrato com a Alstom são:
Linha 1: 6 fachadas
Jabaquara e Tucuruvi
Linha 2: – 2 fachadas
Vila Madalena
Linha 3: – 8 fachadas
Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera
HISTÓRICO DE UM DOS CONTRATOS:
Apesar do tom otimista do anúncio, a instalação de portas de plataforma poderia estar mais avançada se não houvesse problemas em relação a um dos contratos.
O Diário do Transporte acompanha o tema desde setembro de 2018 quando o Governo do Estado lançou a licitação para a compra e instalação de 88 painéis para as três linhas estatais de metrô (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha). A linha 15-Prata é de monotrilho.
Relembre:
Em março de 2019, a companhia homologou como vitorioso o Consórcio Kobra.
Relembre:
Em maio de 2019, a estatal negou recursos de outros três participantes.
Relembre:
Em novembro de 2019, a estimativa era de conclusão da entrega de portas de plataforma nas três linhas até o fim de 2023, considerando dois contratos, com a Alstom e com a Kobra.
Relembre:
Em maio de 2020, os consórcios PSD-SP e Telar que foram derrotados na licitação conseguiram judicialmente suspender o contrato com o Consórcio Kobra.
Relembre:
Em 15 de maio de 2021, após reverter a suspensão do contrato em nova decisão judicial, o Metrô anunciou a retomada do contrato assinado com o Consórcio Kobra para instalação das portas de plataforma em estações do sistema.
As estações previstas no contrato com a Kobra são:
Linha 1-Azul – (46)
Parada Inglesa – 2
Jardim São Paulo – 2
Santana – 2
Carandiru – 2
Portuguesa-Tietê – 2
Armênia – 2
Tiradentes – 2
Luz – 4
São Bento – 2
Sé (plataformas das linhas 1-azul e 3-Vermelha) – 4
Liberdade – 2
São Joaquim – 2
Vergueiro – 2
Paraíso (plataformas das linhas 1-Azul e 2-Verde) – 2
Ana Rosa (linha 1-Azul) – 2
Vila Mariana – 2
Santa Cruz – 2
Praça da Árvore – 2
Saúde – 2
São Judas – 2
Conceição – 2
Linha 2-Verde – (4)
Consolação – 2
Paraíso – 2
Linha 3-Vermelha – (38)
Marechal Deodoro – 2
Santa Cecília – 2
República – 4
Anhangabaú – 2
Praça da Sé – 4
Pedro II – 2
Brás -4
Bresser-Mooca – 2
Belém – 2
Tatuapé – 4
Carrão – 2
Penha – 2
Guilhermina-Esperança – 2
Patriarca – 2
Artur Alvim – 2
Total = 88
As estações previstas no contrato com a Alstom são:
Linha 1: 6 fachadas
Jabaquara e Tucuruvi
Linha 2: – 2 fachadas
Vila Madalena
Linha 3: – 8 fachadas
Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera
Total = 16
PRORROGAÇÃO:
Em 08 de janeiro de 2025, no Diário Oficial, o Governo de São Paulo publicou prorrogação de contrato com o Consórcio Kobra até 13 de dezembro de 2026.
A decisão, assinada em 23 de dezembro de 2024, também estendeu o prazo de execução dos serviços para 20 de agosto de 2026 e prevê a substituição da tabela de datas.
O documento destacou que a prorrogação não justificará pedido de reequilíbrio contratual com o Consórcio Kobra, mas não detalhou os motivos da prorrogação.
O Diário do Transporte procurou o Metrô.
O contrato é para a instalação de 88 fachadas de plataformas em estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes