Publicado em: 11 de outubro de 2025
Reportagem cobriu lançamento da unidade elétrica número 1 da Mercedes-Benz para transporte intermunicipal e não apenas isso: fez uma das primeiras viagens. Confira a história do modelo
ADAMO BAZANI
Na Buswolrd 2025, presencialmente, em Bruxelas na Bélgica, o Diário do Transporte teve a oportunidade de ser testemunha de um momento histórico da mobilidade por ônibus na Europa: um dos modelos mais bem sucedidos do Velho Continente entrou para a era da eletrificação e completa um marco de vendas considerado memorável para a categoria que atende.
Trata-se do Intouro, chamado de eIntouro, da Mercedes-Benz, da Daimler Buses, na versão elétrica. A primeira da marca movida integralmente a baterias para transporte intermunicipal, rodoviário de curta distância, escolar e fretamento.
O lançamento em 03 de outubro de 2025 teve a cobertura do Diário do Transporte, mas não somente isso. Foi possível viajar em um trecho urbano e de rodovia em Bruxelas na unidade 1 de demonstração. Veja o vídeo clicando neste link:
Segundo a Mercedes-Benz, o modelo possui baterias com autonomia que pode chegar a cerca de 500 km com uma carga apenas, o que permite que o eIntouro atenda a aplicação para o qual foi criado ainda na versão a diesel: também transporte intermunicipal, fretamento, escolar diferenciado e rodoviário regular de curta ou média distância.
O Diário do Transporte foi a Europa a convite da Mercedes-Benz do Brasil. A Busworld é o evento mais importante de ônibus de todo o Planeta. Pela feira e por meio dos painéis de debates são apresentados modelos e temas que vão ditar tendências de mobilidade em todo o mundo. O repórter e editor-chefe do Diário do Transporte, Adamo Bazani, foi um dos poucos jornalistas brasileiros a estar presente no evento de 2025.
Segundo a Daimler Buses, que congrega as marcas Mercedes-Benz e Setra, o segredo da autonomia de 500 km das baterias é que são feitas de fosfato de ferro e lítio (LFP), materiais que garantem maior vida útil e capacidade de aproveitamento energético na ordem de 95%. O veículo que esteve em exposição e que o Diário do Transporte fez uma das primeiras viagens da história é equipado com dois conjuntos de baterias, um localizado diretamente atrás do eixo dianteiro e outro no antigo compartimento do motor.
Mas a era da eletrificação não foi o único marco do Intouro.
No mesmo ano que se tornou não poluente nas operações, o modelo, que continua também com a versão a diesel, apresentado em 1997 e lançado oficialmente em 1999, completou 20 mil unidades vendidas, um número expressivo para o tamanho do mercado de ônibus nesta categoria na Europa, onde grande parte das ligações entre cidades diferentes é feita por trens.
As linhas de design sempre se mantiveram sóbrias em todo este tempo, atendendo ao propósito pelo qual foi lançado: aliar simplicidade e robustez, com conforto e um toque até de requinte para a categoria.
O que muitos não sabem é que o Intouro, que está na terceira geração (sem contar com o elétrico) foi lançado pela fábrica de Hoşdere, na Turquia, perto de Istambul, para inicialmente ser oferecido apenas na Europa Oriental e no Oriente Médio.
O sucesso por aliar praticidade e simplicidade com conforto e ares mais sofisticados que os modelos para as mesmas aplicações até então foi tão grande que operadores de transportes de toda a Europa começaram a pedir que o modelo fosse disponibilizado para mais países no continente.
A Mercedes-Benz teve de atender.
A marca alemã enviou ao Diário do Transporte, em português, um resumo sobre as três gerações do Intouro que conta a evolução do modelo.
Veja abaixo na íntegra, abaixo das imagens de uma das primeiras versões na Turquia:
Aniversário importante:
Mais de 20.000 veículos Mercedes-Benz Intouro entregues
- Primeira geração: Robusto, simples, confiável
- Segunda geração: Maior conforto e quatro variantes de comprimento
- Terceira geração: Conforto de ônibus rodoviário para uso intermunicipal
A Daimler Buses está comemorando um aniversário significativo na Busworld Europe 2025: desde a introdução em série em 1999, o fabricante produziu mais de 20.000 unidades do ônibus intermunicipal Mercedes-Benz Intouro e as entregou aos clientes. Isso torna o Intouro um dos modelos de ônibus intermunicipais mais bem-sucedidos da Europa.
Primeira geração: Robusto, simples, confiável
A primeira geração do Mercedes-Benz Intouro estreou em 1999 como um ônibus de doze metros de comprimento, nas versões de piso alto e piso elevado. Produzido na fábrica de Hoşdere, na Turquia, perto de Istambul, o Intouro foi inicialmente oferecido apenas na Europa Oriental e no Oriente Médio. Seu sucesso se baseava em tecnologia sólida e qualidade confiável, com custos operacionais atrativos.
Segunda geração: Maior conforto e quatro variantes de comprimento

Versão de três eixos, o Intouro L, com 14,88 metros de comprimento
Com a segunda geração, produzida a partir de 2006, o Intouro tornou-se mais versátil e confortável. A partir de então, foi projetado como um ônibus multifuncional, adequado tanto para serviços regulares quanto para excursões e traslados.
As diferentes variantes de comprimento, como Intouro K, M e L, abriram novas possibilidades de aplicação. Ao mesmo tempo, a tecnologia de propulsão foi adaptada aos padrões mais rigorosos Euro IV e Euro V, com suporte da tecnologia diesel Bluetec.
Terceira geração: Conforto de ônibus rodoviário para uso intermunicipal
Outro marco foi alcançado em 2020 com o lançamento da terceira geração do Intouro. Tecnicamente, lembra bastante o ônibus rodoviário Tourismo, sendo modernizado externamente e revisado tecnicamente.
O cockpit foi redesenhado e a arquitetura do veículo passou a ser altamente modular.
Na versão atual, o Intouro conta com os mais modernos sistemas de assistência ao motorista, como:
- Active Brake Assist 6
- Sideguard Assist 2
- Frontguard Assist
- Lane Keeping Assist
O Intouro é equipado com o potente motor diesel Mercedes-Benz OM 936. Desde 2022, também está disponível com propulsão híbrida leve, visando maior rentabilidade.
Além do Intouro de 12,18 metros com dois eixos, a Daimler Buses oferece variantes com dois eixos, como o Intouro K (10,75 metros) e o Intouro M (13,09 metros), além do modelo de três eixos Intouro L, com 14,88 metros de comprimento.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes